Bugueiros e guias de turismo farão ‘bugueata’ para pedir auxílio emergencial ao prefeito de João Pessoa

Cotidiano

Bugueiros e guias de turismo que atuam no litoral paraibano promoverão uma ‘bugueata’ nesta segunda-feira (15) para pedir ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, agilidade na liberação de um auxílio emergencial prometido por ele em recente promessa a representantes da categoria. Cerca de 380 profissionais, entre bugueiros e guias de turismo, esperam receber R$ 500 de ajuda financeira da prefeitura em decorrência da pandemia do coronavírus.

A concentação dos bugueiros será na frente do Centro Turístico de Tambaú, a partir das 8h, de onde seguem para o Centro Histórico da capital paraibana, passam pela residência do prefeito, e terminam o ato com retorno à orla marítima.

A ‘bugueata’ deve contar com adesão de veículos que trabalham com transporte de turistas e, segundo Paulo Menezes, presidente da Cooperbuggy, o prefeito teria se comprometido a assinar uma medida que liberaria a verba emergencial para essas categorias, mas, até então, não cumpriu.

Desde que começou a pandemia do coronavírus e decretado o estado de isolamento social no Brasil, em especial, todas as atividades relacionadas ao turismo pararam. O turismo foi o segmento mais prejudicado. Os bugueiros, assim como os guias de turismo e empresas de receptivos, deixaram de realizar passeios e, consequentemente, a maioria perdeu toda a renda.

Fábio Cardoso