Cícero Lucena diz que ônibus precisam voltar a circular e praias, parques e academias liberadas para a população

Destaque Fábio Cardoso Paraíba

O ex-governador da Paraíba, Cícero Lucena (Progressistas), fez uma análise das medidas de retomada da economia anunciada no sábado (13) pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV). Na opinião dele, o fim do isolamento social rígido a partir desta segunda-feira (15) há avanços, principalmente, na retomada de setores como os da construção civil, comércio atacadista, entre outros que já vinham funcionando de alguma forma.

Porém, Cícero Lucena lamenta a manutenção das restrições nos shoppings centers, segmento que soma mais de mil lojas e que possue protocolos “amplamente” divulgados e debatidos com a sociedade. “Os pequenos negócios de bairros também poderiam reabrir, afinal, assim as pessoas não precisariam se deslocar pela cidade para suas compras. Não se trata de abri de qualquer jeito, mas de todos nos adaptamos”, aponta. “É uma pena que cidades como Cabedelo, Santa Rita e tantas outras estejam reabrindo suas economias com muito mais vigor que João Pessoa”, completa.

O ex-governador disse não compreender o motivo do transporte público continuar sem atender ao público. “Como podemos falar em retomada da economia sem dar as pessoas as condições para se locomover pela cidade? Volto a dizer que já passou da hora de liberar os ônibus e trens para que voltem a levar as pessoas para seus trabalhos, claro que com rigorosos padrões sanitários”, enfatiza.

Na opinião dele, a restrição às práticas esportivas é outro ponto a ser criticado. “Que impede as academias de receberem novamente as pessoas que buscam saúde? Seguindo regras de distanciamento e com o uso constante de álcool gel podemos permitir que aqueles que, infelizmente, estão no ócio doméstico evitem entrar para os grupos de risco”, pontua.

“O esporte individual praticado na orla também pode voltar, a exemplo do que aconteceu no Rio de Janeiro. Em muitas cidades as prefeituras estão incentivando a população a praticar o pedal justamente porque em uma bicicleta somos “obrigados” a manter uma distância mínima”.

Cícero Lucena afirma que é preciso avançar mais. “Porém, sempre com responsabilidade e de olho no que diz a ciência. A população precisa fazer a sua parte, seguindo as orientações dos infectologistas e só saindo de casa quando necessário. Os empregos precisam voltar, nossa cidade pode vencer a Covid-19! Em breve, estou certo disso, todos estaremos juntos retomando a normalidade de nossas vidas. Até lá, sigamos nos adaptando! João Pessoa pode e vai voltar a crescer!

Fábio Cardoso