Prefeito de Guarabira morre em decorrência de AVC em hospital de João Pessoa

Cotidiano

O prefeito de Guarabira (PB), Zenóbio Toscano (PSDB), morreu neste domingo (14) após complicações em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. Ele estava internado em um hospital particular em João Pessoa. A confirmação do falecimento foi dada pelos filha do prefeito, a deputada estadual Camila Toscano, por meio de nota.

“Com muita dor e tristeza comunicamos o falecimento de Zenóbio Toscano, ocorrido neste domingo (14), em João Pessoa. Ele era marido amoroso, pai dedicado, avô afetuoso e exemplo de homem público, que muito colaborou para o desenvolvimento da nossa Paraíba”, afirma a nota.

A família informou que prefeito estava internado desde o dia 6 de junho e se recuperava bem da Covid-19, mas no último sábado (13) sofreu um novo Acidente Vascular Cerebral (AVC), desta vez hemorrágico, o que agravou o quadro de saúde o levando a morte.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, externou o sentimento de pesar pela morte do prefeito de Guarabira. Ele apresentou condolências aos familiares e amigos, manifestando o desejo de que Deus console os corações neste momento de dor.

A Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) também lamentou o falecimento do prefeito de Guarabira.  “É com grande pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de Zenóbio Toscano. Uma pessoa que fez história na política paraibana, sobretudo, na política municipalista como prefeito de Guarabira por três gestões. Sem sombra de dúvidas é um homem que deixa seu legado”, lamentou o presidente da Famup, George Coelho.

A Famup externou ainda os sentimentos aos amigos e familiares. “Vivemos um momento delicado e perder alguém querido em uma fase tão desafiadora como a que estamos enfrentando é ainda mais doloroso. Palavras não são suficientes, por isso, rogo a Deus para que conceda aos familiares e amigos de Zenóbio o consolo necessário e força para saberem lidar com a perda deste homem que fará falta na vida de quem convivia com ele para além da política”, disse George.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) lamentou o falecimento de Toscano, que era secretário-geral do partido, na Paraíba. Ele estava filiado à legenda tucana desde 2001 e foi um grande colaborador para construção e fortalecimento partidário no Estado.

Zenóbio começou sua vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira, pela primeira vez, em 15 de novembro de 1982. Nessa sua última passagem pela Prefeitura de Guarabira, foi eleito em 7 de outubro de 2012, e novamente reeleito, em 2 de outubro de 2016 para o mandato de 2017-2020. Foi ainda deputado estadual por quatro mandatos (eleito em 1990, 1994, 1998 e 2002) e exerceu cargos de auxiliar de governo como Secretário de Estado da Infraestrutura e presidente da Companhia Paraibana de Gás.

Redação com assessoria de imprensa