Exposição virtual mostra realidade dos profissionais que atuam no São João no mês de junho sem festa

Destaque Eventos Culturais

Já imaginaram como ficam as personagens que fazem parte do São João de Campina Grande, suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus? O fotógrafo e publicitário Emanuel Tadeu, que há cinco anos fotografa as festas juninas da Rainha da Borborema, decidiu fazer uma exposição virtual para mostrar como estão profissionais como cantor, costureira, sanfoneiro, apresentador e quadrilheiro nessa época que deveria ser o aquecimento para o Maior São João do Mundo. Todas as fotos serão acompanhadas por poemas do poeta cordelista Lima Filho.

A exposição será toda em preto e branco e recebeu o nome ‘O descolorir da tradição – Sonhos em quarentena’. Ela visa traduzir em fotos que o São João foi pausado, pois é hora de cuidar da saúde. “Estou acostumado a fotografar o brilho intenso, as cores vivas da festa, mas precisei destinar todas as cores à saúde que sempre será nossa maior prioridade. Sendo assim, o momento está todo em preto e branco traduzindo o drama vivido por todos nós”, explicou o fotógrafo.

Neste momento de isolamento social, a exposição será online, por meio do site oficial de turismo de Campina Grande (www.vivacampina.com.br) e terá início no dia 22 de junho. A ideia foi retratar as pessoas a espera da festa junina, que segundo a Prefeitura Municipal deverá ser realizada no final do ano. Emanuel também vai expor fotos de edições anteriores da festa.

“As fotos expostas relatam a descontinuação das cores da vida e mostram também os sonhos, em quarentena, daqueles que são um dos maiores responsáveis por fazer o Maior São João do Mundo acontecer em Campina Grande (PB). É necessário passar por isso com a convicção que iremos voltar. O São João encontra-se ausente, nesse momento, mas ele vai voltar, em perspectiva. ”, explicou Emanuel.

Lima Filho

Sobre Emanuel – Emanuel Tadeu da Silva tem 24 anos e é natural de Campina Grande. Ele é graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda e atua como fotógrafo há seis anos. Nos últimos cinco anos fotografou o Maior do São João do Mundo e teve fotos publicadas em veiculas nacionais e internacionais. Emanuel costuma fotografar o cotidiano de Campina com muita sensibilidade, a exemplo do registro das ruas da cidade vazias em período de pandemia.

Sobre Lima Filho – Lima Filho é natural de Campina Grande Produtor, cultural, compositor e poeta cordelista e realiza trabalho com cordéis personalizados e apresentação de eventos em cordéis com seu personagem Virgulima de Campina. Ele é produtor dos festivais de quadrilhas juninas de Campina Grande, Produtor do Quadrilhando e Por do sol cultural. Também desenvolve um trabalho artístico no Coletivo cordel Paraíba com músicas e poesias.

Assessoria de Imprensa