Novos tempos: ‘Krespinha’ da década de 50 do Bombril virou mídia racista nos anos 2020

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Ao longo da manhã desta quarta-feira (17), a hashtag #BombrilRacista apareceu entre os termos mais postados no Twitter. O motivo foi o relançamento de uma esponja de inox chamada “Krespinha”, o que fez com que a marca fosse apontada como racista.

Os comentários fizeram a empresa retirar o produto do catálogo de seu site oficial ainda na manhã desta quarta-feira. O lançamento é uma releitura de uma esponja de inox lançada na década de 1950, que também tinha o nome de “Krespinha” e usava como ilustração a imagem de uma garotinha negra. A alusão pejorativa do cabelo crespo ao produto de limpeza motivou diversas críticas à empresa.

Às 16h desta quarta-feira, 17, a Bombril publicou em suas redes sociais um posicionamento sobre o assunto informando que decidiu retirar a “Krespinha” de seu portfólio de produtos. A empresa esclarece que não se tratava de relançamento, mas sim de um produto que fazia parte da lista de produtos da companhia há 70 anos, fato que, segundo a empresa, não diminui sua responsabilidade.

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