Prefeitura de Cabedelo dá continuidade à implementação de Inventário da oferta turística

Destaque Paraíba

A Prefeitura Municipal de Cabedelo deu início ao Plano de retomada do Turismo pós-Covid-19, composto por várias etapas. Uma de suas primeiras ações é a construção do Inventário de oferta turística, que insere o município nas ações de incentivo, promoção e divulgação do Turismo em nível Estadual e Nacional.

O Projeto Inventário da Oferta Turística tem por objetivo fazer um mapeamento de setores, atividades, locais e produtos turísticos oferecidos pela cidade. Ele busca realizar um panorama situacional das potencialidades e infraestruturas municipais, gerando informações atualizadas e de fácil acesso que auxiliam a tomada de decisões e planejamento do turismo eficiente.

Estão envolvidos na elaboração do Inventário as Secretarias de Turismo (Setur), Cultura (Secult) e Meio Ambiente (Semapa), além de lideranças locais, trade turístico, instituições de ensino e outros órgãos.

Informações sobre a infraestrutura de uma cidade, seus equipamentos de apoio ao turismo e atrativos são fundamentais para o planejamento, a gestão e a promoção da atividade turística de uma região  É por meio do Inventário Turístico que os municípios são incluídos nas ações de incentivo, promoção e divulgação do turismo no Estado, além de representar a coleta de informações de qualidade e confiança para o planejamento de ações; o desenvolvimento adequado de potencialidades turísticas de uma região; a identificação de características e da dimensão de ofertas e iniciativas necessárias ao desenvolvimento sustentável do turismo e a otimização de recursos públicos para evitar a sobreposição de ações.

O Inventário da Oferta Turística será composto por três módulos: o módulo “A”, que vai identificar a infraestrutura básica de apoio ao turismo local; o módulo “B”, que vai mapear serviços e equipamentos turísticos da cidade; e o módulo “C”, que foca dos atrativos turísticos.

“Tudo será feito sem deixar de cumprir todos os protocolos de segurança previstos pelos órgãos de saúde pública”, afirmou Vera Simões.

“Em tempo de pandemia, precisamos nos adaptar e, por isso, o mapeamento dos três módulos do Plano será feito em ambiente virtual, por meio do Google forms, por videoconferência, chamada telefônica e também de forma presencial, para que possamos reunir, organizar, aplicar e levantar dados e informações atualizadas do turismo local”, detalhou a secretária de Turismo, Vera Simões.

Cabedelo Mais Turismo – O Projeto Inventário da Oferta Turística faz parte da matriz de quatro projetos prioritários mantenedores do Programa Cabedelo Mais Turismo, inspirado na proposta da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ONU/Brasil), nas ações do Ministério do Turismo, nos objetivos da Política Nacional de Turismo (11.771/2008) e no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Local.

A iniciativa busca estruturar, fortalecer e qualificar o destino Cabedelo, através de ações priorizadas, como indutoras do desenvolvimento local. A ideia é focar na estruturação e no fortalecimento dos produtos e dos equipamentos turísticos, possibilitando assessorar a gestão municipal com maior geração de empregos, renda e de inclusão social, dentro de um padrão sustentável de fomento turístico.

“O objetivo Geral do Projeto é Levantar, identificar e registrar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, as instâncias de governança e a infraestrutura de apoio ao turismo existente em Cabedelo, como instrumento-base de informações para fins de planejamento e gestão da atividade turística”, finaliza Vera.

Prefeitura de Cabedelo