Caminhadas na natureza: Encontro reúne atores para discutir possibilidades da atividade pós-pandemia

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Avaliar o desenvolvimento das caminhadas na natureza como ferramenta de fortalecimento do turismo rural diante da crise econômica 2020. Com esse objetivo, os principais atores da área estarão reunidos no Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza, evento que será realizado dentro da Rural Tur, no próximo dia três de setembro. A programação pode ser acessada pelo site www.ruralturdigital.com.br. A participação como visitante é gratuita.

A gestora de turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, destaca a importância da migração para o digital dos pequenos negócios envolvidos na cadeia produtiva do turismo. “Empresas fora do digital não irão sobreviver, assim como empreendimentos que pensam de forma individual e não se relacionam com o coletivo. Isso porque o mundo não será o mesmo pós-pandemia. A Rural Tur digital será a melhor estratégia de mercado para que os pequenos negócios migrem para o mundo digital no tempo e lugar certo”, afirmou.

Para Ednei Bueno, coordenador nacional da Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar e um dos palestrantes do encontro, as atividades econômicas ligadas ao turismo, por serem muito diversificadas, permitem, por exemplo, a agricultores rurais a possibilidade de se inserir nesse mercado, gerando ocupações de mão-de-obra e renda nas unidades familiares. “Na palestra, vamos entender quais os desafios dos agricultores familiares para a formatação de produtos turísticos”, afirmou.

Além dos agricultores rurais, a atividade também pode atingir comunidades ribeirinhas, povos indígenas e produtores rurais, ou seja, uma série de pessoas podem ser envolvidas na atividade e, por meio do acesso a novas tecnologias disponíveis no mundo digital, podem incrementar o negócio como fonte de renda. De acordo com Pedro Menezes, líder da Rede Brasileira de Trilhas, em apenas três anos já são mais de três mil quilômetros implementados e mais 10 mil em implementação em 20 estados do Brasil.

Assessoria de Imprensa