Paraíba estará presente no Festival Nordestino de Economia Criativa Digital

Destaque Paraíba

A Paraíba estará participando do Festival Nordestino de Economia Criativa Digital, que será realizado nos dias 28 a 30 de setembro, organizado pelo Sebrae do Ceará. O evento contemplará conteúdos e experiências locais e regionais, abordando a temática “O Futuro do Presente”.

O evento visa propiciar uma experiência de aprendizado, troca de informações e aprofundamento do conhecimento sobre a importância da cultura local como fonte de criação, fruição e desenvolvimento dos setores da Economia Criativa, nos estados do Nordeste do Brasil.

Durante três dias, o Festival Nordestino apresentará uma rica programação em vários formatos: 18 lives, 18 palestras, 09 palestras técnicas, 03 webnar, 06 apresentações culturais, 12 oficinas criativas.

A Paraíba será representada em vários segmentos da economia criativa: Em arte popular, Ana Lúcia, apresentará o Coco de Roda Novo Quilombo, na Costa do Conde; Artesanato, com Marielza Targino, gestora do PAP – Programa do Artesanato Paraibano, que apresentará a moda criativa de renascença – Monteiro. Nas artes cênicas, Tiago Salvador apresentará a Companhia Fascinart de Teatro, Solânea.

Já no segmento de audiovisual/cinema, o profissional João de Lima, vice-presidente da Academia Paraibana de Cinema, apresentará o filme Aruanda, de Linduarte Noronha, que foi um marco do novo cinema brasileiro, filmado na Serra do Talhado, em Santa Luzia; Nas artes visuais, o artista plástico Clóvis Jr. apresentará a Arte Naif – João Pessoa.

Em arquitetura, o arquiteto Jonas Lourenço, que se encontra fazendo doutorado em Lisboa, Portugal, apresentará o Processo Criativo na Arquitetura; No designer de moda, Rafael Lemos apresentará a Moda Consciente no século XXI. No segmento de festas populares, Regina Amorim, presidente da SANTURA – Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia, apresentará o São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia.

Em gastronomia, o Chef Onildo Rocha apresentará a gastronomia regional paraibana; Na música, Luciana Balbino apresentará o Orquestra de Violões de Chã de Jardim, de Areia. O Museu de Arte Popular de Campina Grande será apresentado pelo então presidente Francisco Pereira, representando o segmento de sítios culturais. Na literatura, a poetisa Anne Carolyne, apresentará a literatura de cordel, de Campina Grande.

Um dos momentos altos do Festival será o Painel Inteligência Nordestina: O Futuro do Presente, com os especialistas: Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae-CE; Vinicius Lages, diretor Técnico do Sebrae-AL; a economista Cláudia Leitão; a socióloga Tania Zapata; Chico Saboya, superintendente do Sebrae-PE; Silvio Meira, fundador do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR); e Alemberg Quindim, criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri.

Redação