Empreendedorismo: Sebrae e Be.Labs vão realizar encontros gratuitos com microempreendedoras individuais da Paraíba

Destaque Paraíba

Reunir empreendedoras paraibanas com o objetivo de construir um ambiente mais empático e tranquilo durante a pandemia do coronavírus. Essa é a proposta do “Fika Virtual”, projeto elaborado pelo Sebrae Paraíba em parceria com a aceleradora de negócios Be.Labs, que vai promover encontros online e gratuitos com microempreendedoras individuais (MEI) do estado.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Renata Câmara, durante a primeira fase do projeto serão realizados três encontros online, cada um deles com grupos de até 30 mulheres. O objetivo é promover conversas, dinâmicas e debates sobre temas como empreendedorismo, sororidade, empatia e autossabotagem, além de abrir espaço para o compartilhamento de histórias e experiências entre as empresárias.

Conforme o projeto, podem participar do Fika Virtual as microempreendedoras individuais do estado, formalizadas ou não. Durante os encontros, que terão como foco as características comportamentais das empresárias, também serão discutidos os desafios do empreendedorismo feminino durante a pandemia do coronavírus e as estratégias mais adequadas para enfrentá-los.

“Nesse momento em que nós enfrentamos uma grande pandemia, o distanciamento social acaba também intensificando as pressões sobre as mulheres, que muitas vezes têm que administrar não só o seu lado empreendedor, mas o lado mãe, dona de casa e lidar com tudo isso de uma forma que possa ser produtiva”, pontuou Renata, ao destacar a importância de incentivar a parceria, o diálogo e a troca de experiências entre as mulheres empreendedoras.

Ainda falando sobre o projeto, a analista do Sebrae Paraíba também ressaltou que o Fika Virtual pode contribuir significativamente com a melhoria do ambiente de negócios para as mulheres paraibanas. “Lidar com todas essas pressões não tem sido fácil para grande parte das mulheres. Então, o Sebrae também tem o interesse de, a partir do projeto, fazer um acolhimento dessas mulheres e poder conduzi-las em uma trilha de aprendizado, de cursos e consultorias posteriores que possam ajudá-las a aperfeiçoar a gestão desses pequenos negócios”, acrescentou.

Na Paraíba, 44,9% dos microempreendedores individuais são mulheres, sendo o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios e os cabeleireiros as atividades que contam com maior número feminino.

Participe – A pré-inscrição para as microempreendedoras individuais que desejam participar do Fika Virtual tem início na próxima segunda-feira (6). Para mais informações, as interessadas devem entrar em contato com o Sebrae através da Central de Relacionamento (0800 570 0800) ou do Whatsapp, cujo número é (83) 99193-3372.

Assessoria de Imprensa