Dia Nacional do Chocolate: Consumo de chocolate produz hormônio que aumenta a felicidade e retarda o envelhecimento do cérebro

Elizabeth Espinola

Nesta terça-feira (7), celebra-se o Dia Mundial do Chocolate, iguaria que é paixão mundial e possui diversos benefícios para saúde. Entre eles, estão a sensação de felicidade, devido à produção de serotonina, e efeitos que retardam o envelhecimento do cérebro, ao reduzir o risco de doenças neurodegenerativas.

De acordo com o neurologista Erickson Duarte Bonifácio de Assis, médico cooperado da Unimed JP, há evidências científicas crescentes acerca dos benefícios do consumo regular do chocolate preto em relação à saúde do cérebro e principalmente na redução do risco de doenças neurodegenerativas. “Substâncias presentes neste tipo de chocolate poderiam, segundo os cientistas, agir na plasticidade cerebral e resiliência neuronal. Podemos citar os flavonoides, potentes agentes antioxidantes. Tais substâncias supostamente atuariam de forma sustentada no desempenho cognitivo ao proteger os neurônios contra disfunção e morte em modelos animais com doenças como Alzheimer e Parkinson”, explica o médico.

Segundo ele, pesquisas que apontam que o consumo regular de cacau reduziria o risco de AVC (acidente vascular cerebral). “Esse efeito seria supostamente mediado pelas suas propriedades antioxidantes, antiplaquetárias e anti-inflamatórias, juntamente com efeitos no perfil lipídico (gordura do sangue). É importante citar ainda que os flavonoides possuem benefícios estabelecidos para a saúde cardiovascular”, explica. O neurologista lembra também que o consumo de chocolate é prazeroso não apenas pelo sabor, mas por estar associado a um aumento da felicidade e sensação de bem-estar. “Essa conjunção possui correlação com aumentos da atividade de neurotransmissores como serotonina e dopamina, e com a liberação da beta-endorfina pelo cérebro”, detalha.

O mercado brasileiro conta com ótimas opções para quem quer consumir com saúde. Conhecida como uma opção saudável para quem não abre mão do chocolate no dia a dia, a linha Soul Good, da Kopenhagen, é clean label e traz todos os benefícios do chocolate em produtos com zero adição de açúcares, zero lactose, sem aromatizantes nem adoçantes artificiais e fonte de fibras.

Com ingredientes naturais selecionados que garantem ao chocolate o sabor único e delicioso da marca, há 91 anos precursora em iniciativas que revolucionam o mercado de chocolates, a linha Soul Good é produzida com ingredientes naturais, livre de gorduras trans, com alguns produtos da linha com alto teor de cacau em sua formulação e é mais um movimento da marca para se manter atualizada com as tendências de consumo do brasileiro. Em João Pessoa, os pedidos podem ser realizados pela plataforma online no link pedir.to/kopenhagenchocolates . As compras são entregues todos os dias, das 12h às 20h, e a taxa custa R$15.

Assessoria de Imprensa