Donas de negócios: Marketplace de negócios exclusivamente femininos do Nordeste nasce em João Pessoa

Brasil

Após criarem uma comunidade que buscava a divulgação de seus negócios, quatro mulheres se uniram para liderar o Shopping Donas de Negócios – o primeiro marketplace do Nordeste voltado para negócios exclusivamente femininos, apoiado pelo Sebrae Paraíba. A comunidade, hoje, já conta com mais de 300 micro e pequenas empreendedoras e mais de 50 lojistas cadastradas na plataforma, que está em sua fase inicial. Os interessados podem acessar o site www.donasdenegocios.com.br.

De acordo com a cofundadora da comunidade, Thayane Belchior, tudo teve início quando um grupo de mulheres se uniu, durante a pandemia, para buscar, de forma voluntária e colaborativa, escalar suas vendas através da divulgação no Instagram. “A gente criou uma lógica de que cada mulher que entrasse no nosso grupo no WhatsApp recompartilharia o post da colega para que pudesse ter seu negócio divulgado em nossa conta. Assim, formamos uma comunidade de mulheres que, juntas, aumentaram e muito suas próprias divulgações”, explicou.

Segundo ela, após isso surgiu a ideia de criar as lojas virtuais e, após pesquisas, viu-se a viabilidade de se criar um shopping virtual exclusivamente para negócios criados pelo público feminino. “O primeiro passo para nós, mulheres, sermos reconhecidas, é que a gente se enxergue como competentes, como donas de negócios, e que a gente mesmo possa desenvolver o comportamento de comprar de outras mulheres. Esse é um dos principais pontos da nossa comunidade”, destacou.

Fika Virtual – A comunidade Donas de Negócios atualmente está fazendo parte do projeto “Fika Virtual”, realizado pelo Sebrae Paraíba em parceria com a aceleradora de negócios BeLabs. O projeto reúne empreendedoras paraibanas, promovendo encontros online e gratuitos com microempreendedoras individuais (MEIs) de todo o estado. “É algo que casa muito com a nossa proposta, de empoderar as mulheres através de seus negócios e da capacitação desse público em digitalização e desenvolvimento em escalabilidade. No final das contas, nós e o Sebrae temos em comum o mesmo objetivo”, disse Thayane Belchior.

De acordo com a gerente da unidade de educação do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, o Sebrae tem apoiado, cada vez mais, o empreendedorismo feminino, tendo em vista que as mulheres têm se destacado no setor e avançado no mercado de trabalhado, se encorajando para disputar espaço. “A partir do Fika Virtual, nossa ideia é lançar trilhas de aprendizagens para essas mulheres para que elas possam cada vez mais se capacitar e ter maior sustentabilidade em seus negócios”, disse.

Assessoria de Imprensa