População de Santa Luzia (PB) conhece plano de Turismo e Marketing do município

Paraíba

O Portal Vale Notícia entrevistou a consultora de Turismo Ivane Fávero, que elaborou com representantes da gestão pública e da entidades privada, o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico (PMT) e o Plano Municipal de Marketing (PMKT) de Santa Luzia, foca em ações a serem desenvolvidas até 2022.
O objetivo dessa entrevista, foi dar conhecimento à comunidade da importância desse documento, que certamente precisa ter o pertencimento da comunidade, e ser validado pelos poderes públicos, ou seja, prefeito e vereadores municipais.

A metodologia apresentada pela consultoria, privilegia o planejamento participativo e integrado. Viabilizado pelo Sebrae PB, este estudo norteia a busca por bem-estar da comunidade, natureza protegida, crescimento econômico, satisfação do cliente e cultura autêntica.

O Diagnóstico do Município (matriz SWOT) identifica as Ameaças e Oportunidades (ambiente externo), além das Forças e Fraquezas (ambiente interno). A construção foi realizada durante a Oficina de Planejamento pelos participantes sob a orientação e revisão pela consultora Ivane Fávero.

Ações que compõe o Plano de Desenvolvimento do Turismo e Plano de Marketing de Santa Luzia, estão contempladas nas seguintes áreas: Infraestrutura, acesso, políticas públicas e cooperação regional; Turismo, economia e sustentabilidade; Marketing e promoção do destino e calendário de eventos.

Na elaboração do Plano de Marketing, foi construído o seguinte posicionamento para o destino turístico: Santa Luzia a “Terra do Forró”, tem muito mais a oferecer. Destino de experiências turísticas diferenciadas. Terra de belezas naturais únicas, onde podem ser praticados esportes de aventura ou contemplação.

Com um patrimônio histórico e cultural riquíssimo, formado pelas etnias indígena, portuguesa e africana, compondo um múltiplo território, com qualificadas expressões artísticas.

Lugar de muita religiosidade, onde mensalmente há festejos em torno da comemoração dos santos e divindades. Com uma população amistosa e acolhedora, é o destino perfeito para quem busca a cultura em sua essência.

Os participantes também construíram conjuntamente, durante a elaboração do Plano de Turismo e de Marketing, a Visão do Destino Turístico de Santa Luzia: “Unidos no ideal comum de desenvolvimento sustentável de Santa Luzia, por meio do turismo, focando nas ofertas criativas e inovadoras, reconhecidos pelos valores e qualidade da oferta turística, promovendo benefícios para toda população”.

Para Regina Amorim, Gestora de Turismo do SEBRAE/PB e Presidente da SANTURA, Santa Luzia pode alavancar o turismo seguro, levando em consideração, uma nova maneira de fazer turismo com biossegurança e com um novo conceito de turismo consciente, turismo de bem-estar, e turismo de experiência, adequado ao cenário econômico atual.

Importante também uma postura comprometida de todos, gestor público, iniciativa privada e comunidade, visando envolver mais pessoas na construção do modelo proposto de turismo, que privilegie o desenvolvimento social, econômico, cultural, além da preservação ambiental.

Para Ivane Fávero, Santa Luzia possui um grande potencial turístico, ligado à cultura local, especialmente aos eventos. É fundamental avaliar a estrutura do órgão responsável pelo turismo, já que se identificou haver uma confusão com relação ao departamento e orçamento.

Para a consultora, Santa Luzia deverá focar em duas forças, que precisam ser trabalhadas concomitantemente, sendo elas: Criação da Política Municipal do Turismo, pela Câmara Municipal. Também a Qualificação da Estrutura do Município e da Oferta Turística, com as seguintes ações: Limpeza, ajardinamento e arborização da cidade; Sinalização turística; Capacitação dos profissionais do trade turístico; Educação do turismo nas escolas; Criação de uma Lei de Incentivo ao Empreendedor Turístico.

No Marketing Turístico, é prioridade a Promoção do Destino Turístico, construindo um Sistema de Promoção do Turismo.

Santa Luzia possui as características que os moradores dos principais destinos emissivos do Brasil, geralmente grandes cidades, apreciam: a calma, tranquilidade e segurança, para poder apreciar a vida e curtir as relações afetuosas. “Aqui o tempo passa mais devagar”, é uma expressão de quem visita o município, pois percebe a valorização da cultura local, como ‘pedir a bênção’, por exemplo. A Educação deve valorizar a cultura local, desde a mais tenra infância, visando resguardar estes hábitos locais, tão arraigados à cultura de Santa Luzia, finaliza Ivane Fávero.