Sebrae Paraíba promove capacitações para desenvolvimento da educação empreendedora remota no Cariri

Destaque Paraíba

Educação como vetor de desenvolvimento. Tendo essa premissa, mais uma vez, como um dos seus maiores princípios, o Sebrae Paraíba está realizando, no Cariri do estado, uma ação que hoje já conta com mais de 70 atores, visando diminuir os obstáculos que possam, de alguma forma, dificultar o acesso à educação de crianças e jovens das escolas municipais e estaduais da região.

Nesta quarta-feira (15), às 16h, será realizado o webinar “Distanciamento físico, mas não social: a importância do acolhimento no ensino remoto”, com a participação da fundadora e CEO da Eu Ensino, Laura Marsiaj. Outro webinar irá ocorrer no próximo dia 22. As inscrições que são gratuitas podem ser feitas pelo site https://www.sympla.com.br/distanciamento-fisico-mas-nao-social-a-importancia-do-acolhimento-no-ensino-remoto__895679.

De acordo com a gerente de educação do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, vários municípios da região já adotaram o processo de educação empreendedora nas escolas, principalmente as municipais, por meio do Jovens Empreendedores Primeiros Passos, e do Despertar, nas escolas estaduais.

“Quando foi visto todo o movimento da educação fazendo a transposição para o remoto, começamos a estudar a possibilidade daquilo que a gente podia fazer, enquanto Sebrae, para auxiliar no desenvolvimento desse ecossistema. Vimos que a maior necessidade, hoje em dia, estava nos professores, que tiveram que se reinventar nessa época de pandemia e muitos não tinham intimidade com a tecnologia”, destacou.

Já a analista técnica do Sebrae Paraíba, Fabíola Rejane, afirma que a ação do Sebrae voltada para os atores do Cariri teve início no mês de maio, através da realização de reuniões virtuais, que já contaram com a participação inclusive de prefeitos da região. “Construímos um Plano Estratégico e avançamos em ações definidas pelo grupo que pretendem responder ou mitigar os complicadores do momento”, afirmou.

Eu Ensino – A professora Laura Ribeiro fundou a Eu Ensino para juntar sua experiência em inovação e sua vontade de impactar a educação no Brasil. É Mestre em Políticas Públicas em Educação, formada em Economia e já foi responsável por desenhar e operar programas de inovação aberta em grandes empresas. Após o mestrado, trabalhou como consultora de políticas educacionais em Secretarias de Educação municipais e estaduais, no Brasil, pelo programa Formar da Fundação Lemann, e nos EUA.

Assessoria de Imprensa