Deputado Genival Matias morre quando andava de jet-ski em Pernambuco e Anísio Maia assume cadeira na AL

Cotidiano Política

O deputado estadual e vice-presidente da Casa Epitácio Pessoa, Genival Matias, de 53 anos, morreu neste domingo (19), vítima de um mal súbito enquanto andava de Jet-Ski, na praia de Serrambi, litoral pernambucano. O deputado Anísio Maria (PT), que  é o primeiro suplente da coligação A Força do Trabalho IV, composta pelos partidos PT, Pros e Avante, assumirá a vaga.

Em nota assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, a instituição nega que a morte do parlamentar tenha sido por conta de um acidente que teria outras vítimas, como foi especulado.

Adriano Galdino disse, na nota, que está extremamente consternado com falecimento prematuro de Genival, “um irmão que a vida pública lhe deu”. Galdino também prestou solidariedade aos familiares e amigos.

Em decorrência da morte do parlamentar, o governador da Paraíba, João Azevêdo, lamentou, ‘com profundo pesar’, e decretou luto oficial de três dias. “Que neste momento de luto e tristeza, Deus possa confortar sua família e aliviar a dor de todos os que gozaram do seu convívio”, lamentou João Azevêdo.

Além da política, Genival Matias também tinha atuação destacada no ramo da mineração e da construção civil. Foi do pai, o juiz federal Genival Matias, que ele herdou a paixão pela política, tornando-se deputado estadual em 2010, sendo reeleito em 2014 e chegou ao seu terceiro mandato na Casa de Epitácio Pessoa. Além de membro da Mesa Diretora na atual legislatura, Genival Matias também fazia parte da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência e era o presidente estadual do Avante.

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) também lamentou a morte do deputado estadual Genival Matias (Avante). “É com sentimento de tristeza que recebemos a notícia da morte do deputado estadual Genival Matias. Sem sombra de dúvidas é mais um homem que muito fazia pela Paraíba e que nos deixa. Mas deixa também o seu legado. Que Deus possa confortar familiares e amigos nesse momento de grande dor”, lamentou o presidente da Famup, George Coelho.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) também manifestou seu profundo pesar pela morte súbita do deputado estadual, que também é presidente estadual do Avante. Os vereadores pessoenses expressam tristeza pela perda de um grande líder político que pautou sua trajetória pela capacidade de agregação, bom trato com os colegas e respeito pelos adversários. Ao mesmo tempo, prestam solidariedade à família enlutada e aos amigos e admiradores de Genival Matias, que também era vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, também lamentou o falecimento precoce de Genival Matias. “Lamentamos o falecimento de Genival Matias, um parlamentar que vinha exercendo um bom trabalho em defesa dos interesses do paraibanos, e que nos deixou neste domingo de forma inesperada e precoce. Desejamos serenidade à família e amigos, pedindo a Deus que conforte seus corações e dê forças para superar a perda”, declarou o prefeito.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) da Paraíba lamentou a morte de Genival Matias. O partido destacou a atuação política de Genival junto aos paraibanos durante todos os seus três mandatos na Assembleia Legislativa da Paraíba. “A direção estadual do PSDB externa seu profundo voto de pesar e se solidariza com a família e amigos do deputado Genival Matias nesse instante de dor pela morte prematura do parlamentar.”

Redação com assessorias de imprensa