Paraíba é o maior produtor de cachaça do Nordeste e sexto do Brasil

Destaque Paraíba

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento lançou na última segunda-feira (21) o anuário 2020 “A Cachaça no Brasil: Dados de Registro de Cachaças e Aguardentes” referente ao ano de 2019. Os dados mostram que 1.086 produtores de aguardente e de cachaça estão cadastrados, sendo que 165 produzem as duas bebidas; 192 produzem apenas aguardente e 729 produzem apenas cachaça. O Brasil tem 4.003 marcas de produtos classificados como cachaça e 701 de aguardente de cana registradas no MAPA.

Os dados revelam, entretanto, que há uma queda de 22,26% no número de estabelecimentos produtores de cachaça e aguardente registrados no Ministério da Agricultura, em relação a 2018 – de 1.397 para 1.086.

A diminuição do número de estabelecimentos foi puxada pelo setor de aguardente, que sofreu uma queda de 41,57% na quantidade produtores em 2019. Em 2018, havia 611 unidades que fabricavam a bebida, número que caiu para 357.

A diminuição dos produtores de cachaça e aguardente é vista como um reflexo da elevada tributação em cima das empresas do setor, na avaliação do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), entidade representativa do segmento.

 

Paraíba é o maior produtor do Nordeste

De acordo com os dados do anuário, a Paraíba é o estado do Nordeste maior produtor de cachaça, com 33 registros de estabelecimentos produtores – o sexto no Brasil. A Bahia, com 23 estabelecimentos, fecha o ranking dos 10 maiores produtos de cachaça do país, ambos, bem distantes de Minas Gerais – maior produtor, com 375 estabelecimentos -, São Paulo (126), Espírito Santo (62) e Rio de Janeiro (59).

Em relação às cidades que contam com maior número de produtores de cachaça, a Paraíba também se destaca. Areia conta com sete estabelecimentos, se posicionando em sétimo no ranking nacional. Alagoa Nova, cidade próxima a Areia, fecha o top 10, com seis estabelecimentos produtores. Salinas (MG) lidera o ranking com 21 estabelecimentos e São Roque do Canaã (ES) vem em segundo com 10 estabelecimentos.

No ranking da distribuição de marcas da cachaça, a Paraíba se mantém na liderança no Nordeste, com registro de 167 marcas, ficando em 7º em nível nacional. Minas Gerais lidera esse número, com 1.680 marcas, com São Paulo vindo em seguida, com 527 registros, quase três vezes menos. Rio de Janeiro (346) e Espírito Santo (295) seguem o ranking.

Em relação ao número de marcas e registros de Cachaça por Município, a cidade de Areia está em 5º no ranking, com 68 registros. Salinas (125) e Itaverava (114), em Minas Gerais, lideram o ranking. Em quarto e quinto vem Ivoti (ES), com 99 registros e Paraty (RJ), com 75 marcas registradas.

Se a Paraíba é uma força em relação a produção de cachaça, no quesito aguardente o estado tem uma produção bastante irrisória. De acordo com os dados de registros de estabelecimentos de produtores de aguardente, o estado conta com apenas três. Minas Gerais, com 81, e São Paulo, com 75 registros, lideram o ranking. Em relação ao número de marcas, a Paraíba conta com apenas sete. Nesse item, São Paulo, com 137, passa Minas Gerais, que conta com 156 marcas registradas.

Fábio Cardoso