Diretoria do Aeroclube ganha mais tempo para colocar equipamento em funcionamento

Aviação Destaque Paraíba

A disputa pelo terreno do Aeroclube de João Pessoa, localizado no Jardim Oceania, ganhou na noite de sexta-feira (24) mais um capítulo. Alguns portais de notícias informaram que Aeronáutica e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) teriam cancelado definitivamente a licença para operações de atividades ligadas à aviação, abrindo a perspectiva de transformar o terreno em um parque público.

A reportagem do Turismo em Foco apurou essa informação que, na realidade, não procede. O documento a qual os portais se referem, é o Notam – documento que tem por finalidade divulgar, antecipadamente, toda informação aeronáutica que seja de interesse direto e imediato à segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea -, que foi expedido no dia 13 de julho deste ano, às 19h23, informando sobre o cancelamento do ‘status’ do aeroclube como um aeródromo.

Porém, a reportagem não informou corretamente que, no mesmo comunicado, a diretoria do aeroclube ‘ganhou’ mais três meses para promover uma série de reajustes no equipamento para poder colocá-lo à serviço da sociedade. A informação foi publicada no site do DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo – na mesma data, mas dois minutos antes (às 19h21). A diretoria tem agora até o dia 29 de novembro até às 23h59 para promover as correções.

Em contato com a reportagem, o presidente do Aeroclube da Paraíba, Rogério Lubambo, lamentou o que ele chamou de mais uma manobra, desta vez eleitoreira, para tentar encerrar as atividades do equipamento, abrindo a possibilidade para a criação de um parque ou até mesmo para condomínios residenciais na área, considerada uma das mais valorizadas de João Pessoa.

Conforme Lubambo explicou, o processo para as correções na área do aeroclube continua em vigência. “Estamos trabalhando para colocar o aeroclube à disposição da sociedade, implementando um heliponto, um Grupamento Tático Aéreo, uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), entre outros benefícios, exercendo a nossa função de utilidade pública”, desabafou o executivo.

Em agosto do ano passado, o Turismo em Foco publicou uma reportagem que apontava que a diretoria do Aeroclube da Paraíba estaria se preparando para a retomada das atividades. Na oportunidade, a assessoria da Anac havia confirmado que a diretoria tinha dado entrada com uma documentação com o intuito de comprovar o cumprimento das “não conformidades” que foram relatadas pela agência “no ato da aplicação da medida administrativa atualmente vigente.”

Rogério Lubambo também confirmou o envio do documento à Anac. Nele, a diretoria se comprometia a providenciar o conserto da cerca no entorno do equipamento, fazer a pintura e sinalização da pista, além de retirar todos os obstáculos que por ventura venham a colocar em risco as operações de pouso e decolagem. A reportagem passou pelo local neste sábado (25) e não percebeu nenhuma dessas melhorias.

O presidente do aeroclube afirmou que a notícias sobre o fechamento do equipamento foi mais uma tentativa de enganhar a sociedade, uma “fake news mal feita”, objetivando ganhos eleitorais. Segundo ele, há um grupo de pessoas que trabalham para enganar a população com o objetivo único de ganhar popularidade para conseguir votos nas eleições municipais de novembro.

Fábio Cardoso