Cartório já realizou quase 150 casamentos online na Paraíba

Brasil

A inovação tecnológica também transformou a realidade dos casamentos e isso deve permanecer mesmo após a Pandemia. É essa a análise do Bacharel em Direito Válber Azevêdo, titular do Cartório Azevêdo Bastos, que já realizou quase 150 matrimônios através de plataforma digital.

O primeiro casamento online realizado pelo Azevêdo Bastos aconteceu no dia 10 de junho desse ano, após vários meses de suspensão desses atos (antes feitos apenas presencialmente) por causa da Pandemia. “De lá para cá, não paramos mais. Semanalmente, casais se unem legalmente da forma digital”, explica Válber.

Para o juiz de casamentos, Romero Carneiro Feitosa, depois de quatro meses sem nenhuma celebração, a realidade virtual chegou para ficar. Ele lembra que, presencialmente, havia muita dificuldade de acomodação, locomoção e até estacionamento.

O juiz se refere às celebrações que ocorriam no auditório do Fórum da capital. “Hoje, percebo que há mais participação de familiares que moram aqui e fora da cidade, pois as plataformas digitais permitem esse acesso para quem deseja assistir o ato”.

Diferencial

O diferencial dos casamentos celebrados via Cartório Azevêdo Bastos tem sido o registro em Blockchain.

“Após a cerimônia, os dados de cada casamento são registrados em Blockchain, juntamente com o hash do vídeo da cerimônia, sendo possível a consulta no site do cartório através do Selo Digital do TJPB contido na certidão”, explica Válber Azevêdo.

Posteriormente, os casais já podem ter acesso à certidão de casamento em papel (depois da assinatura deles e das testemunhas no termo de casamento). Também é possível emitir uma Declaração de Registro em Blockchain no site do Cartório, assim como já é feito desde 2019 com os registros de nascimento. “Blockchain é uma tecnologia muito inovadora, os dados ficam armazenados de forma segura e imutável”, analisa Azevêdo.

A inovação tecnológica no Cartório Azevêdo Bastos também já permite que os casais que desejam casar já possam dar entrada na documentação necessária de forma online. No site do cartório também é possível se conferir os editais de proclamas do casamento. O endereço eletrônico é www.azevedobastos.not.br .

Assessoria de Imprensa