E-book ‘Lugares Apaixonantes pelo Brasil’ revela 135 destinos brasileiros, entre eles, três da Paraíba

Destaque Paraíba

Três cidades da Paraíba – João Pessoa, Campina Grande e Cabaceiras – estão entre os 135 destinos brasileiros inseridos no e-book “Lugares Apaixonantes pelo Brasil”. Setenta produtores de conteúdo uniram forças durante a pandemia do coronavírus e escreveram sobre esses destinos. Em 340 páginas, o trabalho conta com mais de 200 fotos e o ojetivo é ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, fomentando o turismo nacional, um dos setores da economia que teve maior impacto nesse período.

Esse trabalho, conforme Gardênia Rogatto, responsável pela estratégia de comunicação e confecção do material de divulgação – que assina o blog ‘Não Pira, Desopila’, de São Paulo -, revela a força dos roteiros turísticos brasileiros por meio de observações e comentários dos blogueiros e jornalistas que atuam na área, muitos deles, tendo vivenciado pessoalmente esses lugares. Há blogueiros que contribuíram e que residem atualmente em outros países, como Itália, Austrália e Portugal.

Gardênia disse que essa ação solidária é totalmente voluntária, sem patrocinadores, e que a renda do trabalho será revertida integralmente a projetos sociais ligados ou não ao setor turístico.

Segundo ela, o leitor encontrará inspiração para fazer viagens fora do comum, incluindo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, seja no interior ou em lugares menos óbvios nas grandes cidades, a exemplo de Presidente Figueiredo (Amazonas), Baturité e Ibiapaba (Ceará), Pedra Azul (Espírito Santo), Amajari e Vale do Arabobo (Roraima), entre outros. Conhecerá, também, um pouco sobre a hospitalidade da gente que habita no Brasil.

Sobre a Paraíba, os leitores poderão conhecer mais de perto os roteiros de sol e mar pelo litoral de João Pessoa, com as suas praias urbanas, num ambiente de total harmonia com a natureza; os tradicionais festejos juninos realizados em Campína Grande, como o Maior São João do Mundo; e Cabaceiras, cidade do interior paraibano conhecida como a Roliúde Nordestina e cenário de diversas produções cinematográficas, a exemplo do ‘Auto da Compadecida’, do também escritor paraibano Ariano Suassuna.

Para a presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, a iniciativa é importante em todos os sentidos, a partir do momento em que se trata de uma ação social e, ao mesmo tempo, divulga os destinos brasileiros de uma forma bem direta e objetiva, pelo olhar dos blogueiros, sem filtros. A executiva ressalta que a PBTur tem trabalhado com os jornalistas e influenciadores digitais essa parceira, levando todos aos destinos paraibanos, em especial, no interior, como Cabaceiras, Areia, Ingá e Bananeiras, que formam roteiros belíssimos e que precisam ser colocados nessa vitrine nacional e internacional.

O e-book será distribuído como recompensa para quem fizer uma doação para a iniciativa. Qualquer valor a partir de R$ 10 será muito bem-vindo. As doações foram divididas em lotes de R$ 10 mil. A escolha das instituições foi feita por meio de votação entre os produtores de conteúdo de forma espontânea e democrática, a exemplo de todas as ações e medidas tomadas para que chegássemos até aqui.

O primeiro lote de contribuições arrecadadas está sendo destinado integralmente a operadora Vivejar, empresa social que estimula o turismo responsável e sustentável. A instituição atua em vários projetos junto a comunidades que vivem do turismo em todas as regiões brasileiras.

Secom Paraíba