Sem treinador e com possibilidade de perder atletas, Botafogo estreia na Série C contra o Ferroviário, no Ceará

Cotidiano Esportes

Amargando duas desclassificações seguidas – Copa do Nordeste e Paraibano – e sem treinador – Mauro Fernandes foi demitido na quinta-feira (06) – o Botafogo da Paraíba começa sua caminhada no Brasileiro da Série C, neste domingo (09), contra o Ferroviário, em Fortaleza.

O ambiente não é nada bom na Maravilha do Contorno e o presidente do clube, Sérgio Meira, não negou que durante a competição o elenco poderá sofrer baixas em decorrência de problemas financeiros.

Sérgio Meira cumpre os seus três últimos meses de gestão à frente do clube – haverá eleição em novembro – e, se fosse entregar o clube hoje, entregaria com todas as contas em dia, seja com fornecedores, seja com os atletas e funcionários. Porém, o dirigente deixou a entender que, sem as verbas antecipadas da Copa do Brasil, e com a crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus, dificilmente terá condições de manter as contas equilibradas.

Em suma, os torcedores podem ficar certos de que o elenco não será reforçado a priori, pelo contrário, Sérgio Meira disse que os jogadores podem ficar à vontade se quiserem deixar o clube com propostas melhores. Da mesma forma, a diretoria não pretende mandar nenhum atleta embora nesse momento, para evitar gastos com rescisões de contratos.

O presidente do Botafogo também não escondeu que a presença do ex-treinador Mauro Fernandes no comando da equipe estava com os dias contatos. Independente da desclassificação do Estadual, ele afirmou que a diretoria já vinha trabalhando no mercado para trazer um outro treinador, assim como um executivo para o departamento de futebol. Na coletiva de imprensa de quinta-feira, ele anunciou Renan Cavalcanti como vice-presidente de Futebol.

O novo treinador do Botafogo virá sabendo dos limites financeiros do clube e o presidente afirmou que não abrirá mão, ou os cofres, para fazer contrato esse ou aquele nome. O dirigente disse que tem observado o mercado, conversado com outros dirigentes e empresários para trazer a melhor opção, respeitando os limites financeiros do clube.

Sobre a derrota para o Treze, que custou a eliminação do Estadual, Sérgio Meira disse que a equipe jogou abaixo do esperado, mas negou que algum atleta tenha feito corpo mole por conta de salários. A diretoria negociou a redução salarial com o elenco, mas nem todos os jogadores ficaram satisfeitos. “O time entrou apático, sem relação com questões financeiras”, disse.

Fábio Cardoso