Turismo para todos: conheça várias formas viajar

Destaque Fábio Cardoso

Turismo é um conceito bem abrangente e, quando falamos nele, estamos, na verdade, referindo várias coisas distintas. Venha conhecer alguns tipos de turismo que você pode fazer.

Viajar é uma das atividades preferenciais das pessoas do século XXI. Cada vez mais, as pessoas estão preferindo gastar o seu dinheiro explorando o globo em vez de o fazerem com outro tipo de atividade ou de consumo.

“Ainda que esse enfoque nas viagens faça com que a palavra “turismo” seja usada com
muita regularidade, é importante que você compreenda que esse é um conceito vasto,
que engloba variadas formas de viajar e um conjunto bem alargado de experiências, que
podem ir do turismo cultural até ao turismo com foco nos cassinos.”

Você poderá, por exemplo, apreciar mais uma forma de turismo do que outra ou até aliar várias formas de turismo numa única viagem, para que se adapte a seus gostos e a sua personalidade.
Hoje, apresentamos alguns dos tipos de turismo mais aclamados, para que você saiba qual escolher.

1. Turismo cultural

Esse tipo de turismo é aquele que você faz para conhecer o patrimônio cultural de uma região. Isso inclui aspetos como os monumentos desse local, suas paisagens, seus costumes e suas festividades.
Muitas pessoas que curtem o turismo cultural preferem viajar para seus destinos prediletos durante os festivais ou celebrações típicos dessa região.

2. Turismo gastronômico

Apenas o nome já indica bem qual o enfoque desse tipo de turismo, que é um dos tipos de turismo que marcam tendência no século XXI: se trata de uma viagem com a intenção de provar a gastronomia de outras regiões do globo. Além de viajar para provar sabores típicos, muitas pessoas o fazem também para conhecer alguns dos restaurantes e chefes mais emblemáticos do mundo.

3. Turismo balnear

Esse é outro dos grandes favoritos da atualidade e se trata de um tipo de turismo que convida os viajantes a aproveitar os prazeres das praias. Muitas vezes esse turismo se alia a um outro – o turismo de saúde – já que muitas pessoas buscam praias recomendadas por suas caraterísticas curativas.

4. Turismo de aventura e esporte

Os esportes e as experiências radicais também são muito procuradas pelos turistas internacionais, levando muitas pessoas a viajar. Algumas experiências, como os esportes de Inverno ou a escalada são bem apelativos para muitas pessoas. Existe ainda quem viaje, dentro desse tipo de turismo, para assistir às partidas das suas modalidades e competições preferidas.

5. Turismo religioso

Este se liga levemente ao turismo cultural mas parte de uma intenção especificamente relacionada com a fé e envolve, usualmente, a visita a espaços de culto ou a presença em celebrações religiosas ao redor do globo. Bons exemplos são as cidades de Fátima (Portugal), Santiago de Compostela (Espanha), Salvador da Bahia (Brasil) ou Lourdes (França), entre muitos outros.
Esses são locais que as pessoas visitam por fé e, muitas vezes, fazendo até peregrinação, com longas caminhadas a pé para demonstrarem a pureza de suas intenções e a dimensão de sua crença.

Assessoria de imprensa