Sampaoli volta a dar nó no Flamengo e Galo arranca vitória em pleno Maracanã, na estreia do Brasileirão

Brasil Esportes

O Flamengo e o técnico Sampaoli começaram o Brasileirão 2020 assim como terminaram o de 2019, com vitória absoluta do treinador do Atlético Mineiro. No ano passado, Sampaoli já havia vencido o Mengo com o Santos, por quatro a zero, na última rodada do campeonato de 2019. Na partida deste domingo (09), o Galo passou pelo Urubu por um a zero, gol contra de Filipe Luis no primeiro tempo, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Apesar de momentos completamente diferentes, o que determinou a vitória do Galo foi a total falta de sintonia do novo treinador, Domènec Torrent, e a apatia de alguns atletas, que mostraram estar totalmente sem ritmo de jogo. Sim, o Flamengo perdeu pelo menos três gols claros, com Bruno Henrique, Arrascaeta e Gabigol.

O Atlético jogou com inteligência, esperando o Flamengo em seu campo, e indo para frente sempre com perigo. O gol contra foi inesperado para os dois times, mas, psicologicamente, o Galo se aproveitou mais dele, pois o Flamengo teve que se redobrar em busca do empate e aí entrou a figura de um técnico que está chegando para iniciar o trabalho.

Ao contrário do Mister Jorge Jesus, que ficava esbravejando na lateral do campo, Domènec se limitava anotar alguns posicionamentos dos jogadores, parecendo ainda não conhecer o potencial de cada atleta. Isso ficou ainda mais evidente com as substituições, quando tirou Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gerson para a entrada de Michael, Pedro e Vitinho. O time perdeu por completo os armadores das jogadas e passou a depender de jogadas individuais dos pouco inspirados Bruno Henrique e Gabigol ou cruzamentos na área.

Dois destaques negativos do Flamengo, além do gol contra de Filipe Luis. A péssima atuação de Bruno Henrique, que perdeu um gol claro quando ainda a partida estava zero a zero, e Léo Pereira, que parecia não saber em que faixa de campo estava atuando. Uma das piores atuações dele no clube.

Sobre o Galo, mérito para o treinador, que soube ter a leitura da partida, tanto no posicionamento dos jogadores, como nas alternativas do esquema tático. O time mineiro não foi brilhante, é verdade, e não acredito que tenha potencial para conquistar o título deste ano. Porém, vai ser osso duro para os times considerados favoritas, a exemplo do Flamengo.

Fábio Cardoso – Foto: Alexandre Vidal/Flamengo