“Cenários do Turismo”: Itália e Tailândia esperam retorno dos brasileiros, cada um no seu tempo

Destaque Eventos

A Itália e a Tailândia vivem dois momentos distintos em decorrência da pandemia do coronavírus que continua presente em nosso cotidiano. Os italianos começaram a reabrir a economia no dia 3 de junho e, no setor de turismo, com uma pesquisa bastante animadora. De março a julho, segundo Fernanda Longobardo, responsável pela ENIT – Agência Nacional Italiana de Turismo – sede Brasil -, a palavra ‘Itália’ foi visualizada na internet por mais de 300 milhões de internautas, o que demonstra o interesse das pessoas de voltar a viajar e visitar a Itália.

Na Tailândia, por enquanto, o país continua fechado para os estrangeiros. Apesar de ter registrado apenas 3,3 mil casos de pessoas infectadas pelo coronavírus desde 13 de janeiro, com 60 óbitos e 130 ainda em hospitais, as autoridades governamentais preferem a cautela na liberação do acesso ao país por parte dos turistas. “Nossas fronteiras continuarão fechadas até que os turistas tenham menos chances de contaminar nossos cidadãos”, afirmou Jeff Santos, representante para a América do Sul do Tourism Authority of Thailand.

Fernanda Longobardo e Jeff Santos participaram do segundo dia de debates, na noite de terça-feira (11), do Webinário “Cenários do Turismo”, promovido por meio de uma parceria entre o BTM – Brazil Travel Market e o Grupo VC Eventos.

O retorno das atividades do turismo na Itália tem sido feito com bastante controle, com muitas limitações. No ano passado, mais de 2,8 milhões de brasileiros se hospedaram em diversas regiões italianas, principalmente, a Toscana e Veneto, mas até o dia 7 de setembro os ‘brazucas’ e as pessoas que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias não têm permissão de entrar na Itália. O decreto do governo italiano prorrogou esse prazo nessa semana.

A responsável pela Agência Nacional Italiana de Turismo disse que as autoridades acompanham com preocupação os dados dos casos do coronavírus em todo o mundo. “Estamos fazendo um controle muito rígido nesse sentido, levando muito a sério e, infelizmente, os brasileiros terão que aguardar um pouco mais para retornar à Itália”, pontuou Fernanda Longobardo. No ano passado, a Itália recebeu mais de 94 milhões de turistas – 4º no ranking mundial.

Os dois representantes do turismo no Brasil disseram que não estão parados no que tange à divulgação de seus destinos. Fernanda Longobardo disse que estão apostando nas redes sociais, com influenciadores digitais e capacitações. Em outubro, será iniciada uma série de workshops virtuais e, entre setembro até dezembro, será lançado um livro digital por meio de um aplicativo, com dicas das 20 regiões turísticas, além de apresentação delas em podcast.

A Tailândia também está promovendo seminários com operadoras parceiras e programando a realização de uma feira digital, que contará com rodadas de negócios, preparação de produtos, com muitas promoções. Jeff disse ainda que a Tailândia está desenvolvendo uma campanha promocional em uma rede de TV a cabo e rádio, fazendo com que as pessoas comecem a imaginar e programar os seus roteiros pelo país.

O Webnário ‘Cenários do Turismo’ terá sequência nesta quarta-feira (12), com a participação de Gonzalo Romero, executivo da Air Europa, e Renata Pedretti Pestana, gerente nacional de Vendas da Gol Linhas Aéreas. Os dois vão debater sobre o retorno da aviação, protocolos e desafios pós-pandemia. Os debates estão sendo transmitidos no canal do YouTube do BTM, a partir das 19h.

Fábio Cardoso