Busca por viagens no Brasil acelera durante o mês de julho, mostram dados do Expedia Group

Brasil

A procura por viagens a destinos brasileiros se intensificou ao longo do mês de julho. Dados do Expedia Group não só confirmam a tendência de buscas por hospedagens em datas mais próximas – um reflexo das incertezas geradas pela pandemia do novo coronavírus – mas mostram também que, recentemente, o viajante brasileiro ficou mais animado em viajar.

Durante o mês de julho, a busca por viagens no Brasil para os meses de agosto a outubro teve um crescimento médio de cerca de 30% a cada semana, sempre em comparação com o período imediatamente anterior. Além disso, as consultas para o período mencionado foram, ao longo de julho, mais que 100% maiores do que as realizadas para os meses de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021 – teoricamente a alta temporada do turismo brasileiro.

Na semana iniciada no dia 20 de julho especificamente, o crescimento foi ainda mais expressivo:  de aproximadamente 50% sobre os 7 dias anteriores, para viagens entre agosto e outubro. Embora o mês de agosto tenha sido o mais procurado, houve também altas de quase 40% nas buscas para hospedagens em setembro e outubro – mostrando que, aos poucos, a confiança para marcar uma viagem com uma antecedência um pouco maior está voltando.

“A situação no Brasil ainda é bastante difícil, com muitos destinos ainda sofrendo com restrições de viagens e abertura dos estabelecimentos. Mas percebemos que, em junho e sobretudo em julho, as pessoas ficaram mais dispostas a fazer alguns deslocamentos, o que sugere uma volta gradual da confiança para viajar”, comenta Nuno Sales da Ponte, Diretor para o Brasil do Expedia Group.

De toda a procura por hospedagens em destinos brasileiros, 75% foi realizada por viajantes domésticos. Da parcela que veio do exterior, os Estados Unidos foram o país com a participação mais expressiva, com pouco mais que 10% do total.

Principais destinos

Rio de Janeiro e São Paulo seguem sendo as cidades mais procuradas para viagens no Brasil. No entanto, destacam-se também destinos conhecidos pelo seu apelo regional, como Gramado (RS), Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG) e Ilhabela (SP), mostrando que os deslocamentos mais curtos e feitos de carro ganharam espaço na tomada de decisão.

As buscas por viagens a Gramado em agosto cresceram em torno de 70% entre a 1ª semana de julho (iniciada em 29 de junho) e a que começou no dia 20. Já as procuras para Campos do Jordão, também em agosto, quase triplicaram, na mesma comparação.

“Os números absolutos ainda são pouco representativos em relação a um período ‘normal’, devido ao cenário desafiador que o Brasil vive em meio à Covid-19. Mas, mesmo assim, é possível notar um crescimento sustentado durante o mês de julho, algo que nos deixa otimistas para o futuro”, aponta Sales da Ponte.

Veja abaixo a lista dos 10 destinos mais procurados no Brasil, ao longo do mês de julho, para hospedagens nos meses de agosto a outubro:

Posição Destino
1 Rio de Janeiro
2 São Paulo
3 Gramado (RS)
4 Campos do Jordão (SP)
5 Porto de Galinhas (PE)
6 Fortaleza
7 Búzios (RJ)
8 Monte Verde (MG)
9 Maceió (AL)
10 Ilhabela (SP)

B4Tcomm