No Ano do Turismo Rural, Sebrae realiza edição digital da RuralTur na próxima semana

Destaque Eventos

Feira traz programação voltada para empresas, produtores rurais e artesãos que atuam em atividades econômicas vinculadas ao turismo rural

O Sebrae Paraíba irá realizar, a partir da próxima terça-feira (1º), a 16ª Feira de Turismo Rural (RuralTur), que este ano ocorrerá de forma inteiramente digital, em virtude da pandemia do novo coronavírus. O evento, que contará com palestras de especialistas renomados de todo o mundo, de países como Holanda, Peru e Argentina, também terá uma programação exclusiva de visitas técnicas virtuais a diversos estabelecimentos, como o Shopping Rural Doces Tambaba, na Paraíba, e à Serra do Quixadá, no Ceará, por meio de um voo livre virtual. A programação completa pode ser acessada pelo site www.ruralturdigital.com.br.

A Feira, que trará uma programação voltada para empresas, produtores rurais e artesãos que atuam em atividades econômicas vinculadas ao turismo rural, também irá contar com a Conferência Intercontinental de Turismo Rural, a II Cinturr, o Encontro de Estudantes de Turismo, o Encontro de Experiências do Turismo Rural e o Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza, além de mesas redondas com representantes internacionais, apresentações culturais e um marketplace com mais de 200 lojas virtuais de produtos e serviços do turismo rural e da produção associada.

Para a gestora de turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, a RuralTur digital será um divisor de águas na história do turismo rural do Brasil.

“Tanto em termos de visibilidade, como de inovação, projeção, conexões e negociações internacionais, através da Conferência Intercontinental de Turismo Rural, que une três continentes e 10 países”, afirmou. Segundo ela, em relação ao marketplace, que já tem mais de mil produtos cadastrados, os expositores estão sendo todos capacitados pelo Sebrae Paraíba para sua inserção no mercado digital.

A gestora também destacou que 2020 é o ano do Turismo Rural e que a perspectiva é que o setor volte com ainda mais força no pós-pandemia, com uma retomada mais consciente, sustentável e oferecendo serviços de qualidade aos clientes.

Para Antônio Holanda, proprietário do Hotel Pedra dos Ventos, expositor da RuralTur que participará de uma visita técnica em formato de voo livre pela serra do Quixadá (CE) com aterrissagem no estabelecimento, a feira é imprescindível para o desenvolvimento cada vez maior do setor no país. “Nosso hotel fazenda nasceu por conta da questão do voo livre mas, com o tempo, acabamos abordando outras atrações provenientes do turismo rural, como a observação de pássaros e a culinária regional, em uma história que já tem mais de 20 anos”, contou Antônio Holanda.

RuralTur: O evento contará com 57 palestras, 15 visitas técnicas, 4 rodadas de negócios, 60 filmes na Sala de Cinema que todos terão acesso, das 22h às 00h, de 1 a 3 de setembro. Haverá também a inauguração online da Pousada Rural Matuto Sonhador, em Cabaceiras, e a exposição de mais de 200 lojas virtuais com produtos e serviços do turismo e da produção associada.

Serviço:

16ª Ruraltur e II CINTURR (Conferência Intercontinental de Turismo Rural)

Data: 1 a 4 de setembro de 2020

Site: www.ruralturdigital.com.br./

Assessoria de Imprensa