Summerville Beach Resort reabre ao público apostando em tecnologia e serviços diferenciados

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Após quatro meses com as portas fechadas – abril até o dia 9 de julho – o Summerville Beach Resort, localizado na praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas (PE), distante 176 quilômetros de João Pessoa, está funcionando com 50% de seus apartamentos à disposição dos clientes.

Há duas semanas, a reportagem do Turismo em Foco esteve hospedada por três dias e conheceu um equipamento remodelado, com muitas novidades tecnológicas, atendimento ainda mais cortes e, sobretudo, a ampliação de um projeto que deixa qualquer um dos hóspedes totalmente seguro em meio à pandemia do coronavírus, um fantasma ainda presente em todo o mundo.

A pandemia do coronavírus trouxe um novo comportamento e atendimento, fruto da preocupação com o bem-estar tanto de clientes como dos colaboradores. E foi nesse sentido que a direção do Summerveille decidiu propor um novo modelo de projeto, agora baseado mais do que nunca em tecnologia e informação. A tecnologia tem sido a base de todo conceito do novo atendimento, projeto que segundo Andreia Misael, gerente geral do Summerville Beach Resort, teve que ser antecipado.

A tecnologia na hotelaria passou a ser ainda mais indispensável e, no Summerville, ela está evidente já no ato de fazer o check’in, com a criação de um aplicativo que coloca na palma das mãos dos hóspedes todo o processo de entrada no equipamento. Além da redução do tempo na recepção, os hóspedes não correm o risco de estarem se aglomerando. Há sinalização e delimitação de espaços onde cada um deve ocupar durante o check’in ou out.

A tecnologia também está sendo usada para otimizar todos os serviços prestados aos hóspedes, conforme explicou Andreia Misael. Foram reformados o lobby, os restaurantes, as piscinas e os apartamentos. Todo serviço de quarto é acompanhado e o trabalho é em dupla. Enquanto uma pessoa retira lençóis e toalhas, outro acessa ao apartamento para repor esses itens, sem que os dois tenham contato, todo processo segue os protocolos adotados pelo Grupo Pontes em seus hotéis.

O setor de alimentos é responsável por 80% dos produtos oferecidos aos hóspedes, isto é, apenas 20% do que as pessoas consumem dentro do resort vem de fora. A central fica no Mar Hotel, no Recife. O grupo também conta com uma lavanderia própria, onde todos os itens são lavados sem que o serviço seja terceirizado.

Utilização de áreas comuns alterada

As normas impostas pelos protocolos de saúde e segurança alteraram a utilização de algumas áreas do Summerville. Por exemplo, a academia funciona normalmente, mas com limite de pessoas dentro ao mesmo tempo. O uso da máscara e do álcool em gel é obrigatório, assim como a limpeza dos equipamentos utilizados, que devem ser limpos por quem o usou assim que terminar as séries. É oferecida ainda uma toalha.

No restaurante principal, no café da manhã, almoço e jantar foi criado um atendimento especial, onde o hóspede indica o alimento que pretende consumir e um colaborador do resort coloca no prato. Assim que terminar de colocar os alimentos, o hóspede recebe o prato. Nesse tempo, há fila sendo observada distanciamento de dois metros entre um e outro cliente. Até mesmo as sobremesas e/ou sucos, café e refrigerantes são servidos pelos funcionários do resort. Na realidade, não há alimento comum a todos. No café da manhã, por exemplo, as frutas são colocadas à disposição em um pratinho plastificado.

 

O resort oferece um serviço de massagem e relaxamento, que é terceirizado, o Spa Tantien. É preciso igualmente agendar e funciona de terça-feira a domingo, das 13h às 19h, ou até às 21h conforme a demanda.

Ainda pensando no bem-estar dos hóspedes, o Summerville tem um ambulatório médico, que atende a qualquer tipo de imprevistos. Uma equipe médica está à disposição 24 horas todos os dias e o serviço é grátis.

Outro serviço que continua sendo oferecido é destinado aos bebês. A cozinha kids pode ser utilizada 24 horas para que as mães possam preparar os alimentos para as crianças, inclusive, com um micro-ondas, onde a criança pode sair com um pacote de pipocas.

O que destacamos nesse novo normal do Summerville foram a medição de temperatura; a marcação de distanciamento em todos os setores onde existe maior fluxo de pessoas; kits de limpeza exclusivos; isolamento maior entre os apartamentos abertos ao público.

Ocupação 100% dos 50% oferecidos

O Summerville Beach Resort foi reaberto ao público no dia 9 de julho. No final de semana retrassado, a ocupação era de 100% dos 50% das unidades abertas ao público, ainda com muita procura. Esse movimento intenso na busca de hospedagem no equipamento tem sido comemorado pela direção do Grupo Pontes, que administra o equipamento.

Andreia Misael, gerente geral do Summerville, disse que a média de ocupação nesse novo momento tem sido entre 80% e 95% nos finais de semana, com uma queda substancial nos dias de semana, o que não chega a ser uma surpresa. As famílias estão retornando ao resort após mais de cinco meses em casa, em isolamento social.

De acordo com Luis Guilherme Pontes, diretor do Pontes Hotéis & Resorts, o retorno dos turistas começará dentro da própria região Nordeste, apostando na volta, principalmente, dos paraibanos, que sempre foram clientes fieis do resort. Porém, com o passar da reabertura do turismo, a rede Pontes prevê o retorno dos turistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Essa aposta foi confirmada pela gestora executiva de vendas e marketing do Grupo Pontes, Carolina Pontes. Segundo ela, a rede trabalha no processo de divulgação do resort nos principais centros emissores de turistas para Pernambuco, num momento posterior, mirando para o mercado internacional, em especial, os países europeus.

Sobre a realização de eventos, os protocolos seguem os mesmos conceitos do setor de lazer. O Summerville conta com uma estrutura para a promoção de eventos com até 1,2 mil pessoas, capacidade do Salão de Eventos Muro Alto, que pode ser dividido para a realização de três eventos simultâneos. Atualmente, o resort está fechando eventos com capacidade para até 10 pessoas.

Os dois eventos de final de ano, o Réveillon e Natal, ainda estão sendo planejados, mas Andreia Misael adianta que, independente dos casos do coronavírus e da maior ou menor flexibilização, eles acontecerão, mas observando as adaptações à nova realidade. Não há previsão para lançamento de pacotes para esses dois eventos.

Porto de Galinhas como brinde

Apesar do conceito dos resorts ter a máxima de que as famílias geralmente ficam dentro deles, os turistas que visitam Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, têm uma grande variedade de opções de passeios. As piscinas naturais e os passeios de barcos ou de buggys pela região são dois deles, muito procurados pelas pessoas.

A cidade também oferece uma gastronomia de excelência, com bares e restaurantes com cardápios regionais, mas também internacionais, sempre utilizando os produtos da própria região. Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados nos buscadores de viagens do Brasil.

Abaixo, entrevista com Luis Guilherme Pontes, diretor do Pontes Hotéis & Resorts:

Fábio Cardoso – Fotos; Divulgação e Rogério Almeida