Aeroporto de Canela (RS) receberá três voos diários vindos de São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis

Aviação Destaque

O secretário de Turismo de Canela (RS), Ângelo Sanches, confirmou na noite desta quinta-feira (27), que a cidade passará a receber três voos diários vindos de Porto Alegre (RS). Florianópolis (SC) e Guarulhos (SP) a partir de outubro. A informação aconteceu durante uma live do Festuris Gramado, comandada pelos empresários Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.

Sanches revelou que os voos serão operados pela Total Linhas Aéreas, que incluem ainda pousos e decolagens nas cidades de Erechim e Pelotas. A empresa Opções Turismo ficará responsável pela administração das aeronaves, que serão do modelo ATR-42500, com capacidade para transportar 48 passageiros. Os voos vão acontecer de domingo a sexta-feira, conforme o secretário.

Segundo o secretário de Turismo, essa operação será um divisor de águas para o turismo de Canela, tendo em vista que irá facilitar ainda mais o acesso de turistas, citando os oriundos das regiões Norte e Nordeste, que terão mais opções de deslocamento até a região das Hortênsias, com menos tempo de viagem.

Na terça-feira (23), a Prefeitura de Canela e a empresa Opções Turismo, que administrará a operação das aeronaves da Total Linhas Aéreas, assinaram uma declaração de apoio institucional para a utilização da pista do aeroporto para pousos e decolagens. A informação foi publicada no site do Correio do Povo.

Aeroporto internacional

Em outubro do ano passado, o prefeito Constantino Orsolin (MDB) e o secretário adjunto de Obras, Germano Junges, assinaram, em Brasília, junto ao titular da Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro, a outorga para o Aeroporto Internacional das Hortênsias (foto acima). O investimento estava estimado em mais de R$ 185 milhões.

De acordo com Junges, o projeto será construído a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP), em uma área próxima ao Parque do Saiqui e a oito quilômetros distante do Centro de Canela. Com a outorga já concedida, o próximo passo seria renovar as licenças ambientais necessárias até a metade de 2020 – a estimativa é de 120 a 180 dias para encaminhar os trâmites – e, após isso, montar o termo de referência e o edital para realizar a licitação após as eleições municipais de outubro.

Fábio Cardoso