Sonho de Natal de Canela (RS) terá parada de carros alegóricos e descida de Papai Noel da Catedral

Destaque Roteiros

No dia 02 de setembro, às 20h, o secretário de Turismo de Canela (RS), Ângelo Sanches, participará de uma live para o lançamento do 33º Sonho de Natal, previsto para ser realizado de 22 de outubro de 2020 a 10 de janeiro de 2021 – via transmissão ao vivo pelos canais no Youtube e Facebook. O anúncio aconteceu durante uma live do Festuris, comandada pelos empresários Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, na noite de quinta-feira (27).

Segundo Sanches, a partir deste evento, a cidade gaúcha se reposicionará novamente no mercado nacional e internacional como um dos principais destinos de eventos corporativos e de lazer, principalmente.

Durante a live do Festuris, o secretário antecipou algumas novidades, como a realização de uma parada de carros alegóricos, a exemplo do que acontece na Disney. Nessa parada, que deverá acontecer todos os dias, vão participar representantes de todos os parques instalados em Canela, como Parque Terra Mágica Florybal, Parque do Caracol, Mundo Gelado, Estação Sonho Vivo, entre outros.

“Os empresários de Canela compraram essa ideia, que será uma grande novidade e diferencial para os turistas, e tudo de graça”, disse Sanches.

O Sonho de Natal terá ainda a tradicional descida de Papai Noel da Catedral de Pedra, um dos pontos altos da programação de Natal da cidade. Respeitando o distanciamento social e com a obrigatoriedade do uso de máscara, o secretário afirmou que não tem como não promover esse momento tão especial no período. Segundo ele, haverá uma rígida fiscalização, mas ele acredita que as próprias pessoas – moradores e turistas – já estão devidamente conscientes da necessidade do uso das máscaras e de manter distanciamento, num ato natural e contínuo.

Outra novidade, essa seguindo uma receita de sucesso durante a pandemia do coronavírus, será a realização de lives culturais. Os shows musicais e as apresentações culturais serão em formato de lives. Segundo Sanches, muitos artistas locais fizeram muito sucesso com a promoção de lives, assistidas por milhares de pessoas no Brasil e até no exterior. Foi uma exposição que talvez eles não tivessem se fizessem os shows presenciais.

O secretário de Turismo afirmou que a população de Canela entendeu a importância da realização dos eventos na cidade, como fonte de geração de emprego e renda. Nesse sentido, reforçando um comentário do empresário Eduardo Zorzanello, existe a necessidade do Governo do Estado gaúcho entender que é vital a apresentação de protocolos para a reabertura e realização de eventos em toda a Região das Hortênsias. “Precisamos da autorização para o retorno dos eventos presenciais”, apontou.

Sobre a fórmula de sucesso dos eventos de lazer ou corporativos na Região das Hortênsias, Sanches enfatizou que o covid-19 deixará o legado da união e integração entre os setores público e privado. No momento de extrema dificuldade, todos se uniram em busca de soluções, discutiram problemas comuns, estabeleceram medidas em benefício do coletivo e não somente para Canela, Gramado, Petrópolis, e sim para toda a região.

Eduardo Zorzanello destacou que os gaúchos têm como diferencial o sentimento de pertencimento, mostrando a sua cultura, sua gastronomia, sua criatividade, faltava apenas mais união entre os gestores municipais, qualidade que está evidente nesse momento de retomada da economia por meio das atividades turísticas. “Os nordestinos sabem se vender bem, em conjunto. Todos trabalham para divulgar o Nordeste como um único destino. Você viaja para Recife e pode seguir para Natal, Fortaleza, Salvador em uma única viagem. Precisamos seguir essa receita”, disse.

Fábio Cardoso