Inteligência, reinventar e unidade são palavras de ordem da 16ª RuralTur aberta nesta terça-feira

Destaque Eventos

O ano do Turismo Rural teve início na manhã desta terça-feira (01), com a abertura da 16ª RuralTur, que também marcou a abertura da II Conferência Intercontinental de Turismo Rural (CINTURR). A solenidade aconteceu de forma online, assim como serão os dois eventos – 100% digital – que acontecem até sexta-feira (04) com uma série de atividades. A palavra de ordem dos representantes das entidades que participaram da solenidade é ‘reinventar’ a atividade ligada ao turismo rural e a economia criativa associada às comunidades de base. O ano do turismo rural é celebrado em 2020 pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

O superintendente do Sebrae da Paraíba, Walter Aguiar, abriu os discursos afirmando que a RuralTur é um evento que irá demarcar o mundo nesse momento difícil em função da pandemia do coronavírus, e que as atividades associadas podem contribuir de forma decisiva para o crescimento da economia. “Vamos saber reverter esse processo danoso a qual o mundo passa, com mais conhecimento, unidade e, principalmente, ousadia”, afirmou o executivo.

A RuralTur é organizada pelo Sebrae da Paraíba, aliás, as primeiras edições foram realizadas na Paraíba, desde 2004, se expandindo para diversos estados brasileiros e que chegará ao Peru em 2022.

O evento reúne empresários, produtores rurais, estudantes e artesãos de diversos estados brasileiros, com o objetivo de promover e fortalecer os negócios e os destinos do turismo rural no país. Este ano, o evento tem como tema central “A Inteligência do Turismo Rural” e oferece uma série de capacitações e atividades gratuitas para o público.

O Governo do Estado, por meio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), está entre as empresas inscritas com estandes – ou lojas virtuais, termo usado pelos organizadores. Na área da estatal do turismo, as pessoas poderão conhecer mais de perto os principais destinos turísticos do Estado, não apenas os de ‘sol e mar’, mas, sobretudo, as riquezas existentes em todo o interior.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, afirmou que a pandemia do coronavírus deixa um aprendizado importante, de que o turismo será ainda mais forte e que o Brasil é um país muito grande e cheio de oportunidades, principalmente, no contexto rural, somado a criatividade, talento, empreendedorismo e a receptividade que são diferenciais importantes para o desenvolvimento das atividades nesse segmento produtivo.

A presidente do Instituto Brasil Rural, Andréia Roque, ressaltou que o mundo passa por uma reflexão e que o turismo rural acontece das comunidades de base na Paraíba até criadores de gado em Rondônia, cujo as atividades econômicas mantêm uma relação que movimenta a cadeia produtiva, com empregos e renda. Na opinião dela, só se consegue atingir os objetivos quando se acredita em um mundo melhor e, com esse novo momento, a melhor estratégia é agir com inteligência.

“Tenhamos a ciência de que nós temos que fazer um mundo diferente, melhor, estratégico e inteligente, sendo o turismo rural o caminho para unir o mundo rural produtivo e o mundo do turismo”, afirmou Andréia Roque.

O superintendente do Sebrae da Bahia, Jorge Khoury, exaltou as atividades relacionadas ao Agronegócios brasileiro, que tem passado a pandemia do coronavírus de forma pujante e sem desabastecimento. A relação com o turismo rural, segundo ele, está no mercado agregado e que tem mudado realidades e lançando desafios para ampliar o número de dias dos turistas nos locais a partir da criação de novas rotas no meio rural, construído por meio da união das pessoas.

Regina Amorim, gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, afirmou que a expectativa é que a Ruraltur Digital seja um divisor de águas na história do Turismo Rural do Brasil e do mundo, em termos de visibilidade, projeção, relacionamentos, negócios e fortalecimento da rede de negócios do Turismo Rural na América Latina, principalmente.

Por sua vez, o gerente de competitividade do Sebrae Nacional, César Rissete, pontuou a importância econômica e social do segmento rural para o Brasil. “O Sebrae Nacional fica muito feliz de promover esse segmento importante que é o turismo rural. Ele mostra como nós somos capazes de darmos respostas à situação que estamos vivendo, a partir da construção de convergência e de uma atuação conjunta. A RuralTur, assim como outros eventos, tem de fato agregado muito valor aos produtores e a esse segmento capaz de mudar uma realidade”, declarou.

A II Conferência Intercontinental de Turismo Rural (CINTURR) contará com palestrantes do Uruguai, Brasil, Venezuela, Portugal, Costa Rica, Argentina, Estados Unidos, Equador, Cabo Verde, México, Colômbia e Peru.

Programação – O evento contará com 57 palestras, 15 visitas técnicas, 4 rodadas de negócios, marketplace com mais de 200 lojas virtuais e Sala de Cinema, com 60 filmes disponíveis para serem acessados das 22h às 00h. Para realizar o credenciamento e conferir mais detalhes da programação, que segue até o dia quatro de setembro, os interessados devem acessar o site oficial do evento, no endereço https://ruralturdigital.com.br/.

Fábio Cardoso, com assessoria do Sebrae-PB