Aeroporto de Canela começará a receber voos a partir do dia 5 de outubro

Brasil

A partir do dia 5 de outubro, Canela (RS) passará a receber voos operados pela Total Linhas Aéreas, que serão administrados pela empresa Opções Connect. As operações passarão a ligar a cidade gaúcha aos centros com Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Guarulhos (SP), com voos de domingo a sexta-feira. O valor médio das passagens, que já estão à venda, gira em torno de R$ 300.

As informações são do secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches, durante uma live com o Turismo em Foco (@redacaoturismo), na noite de quinta-feira (03). Segundo ele, os voos irão facilitar a chegada de turistas do Nordeste, que não precisarão mais perder tanto tempo em aeroportos ou na chegada à capital gaúcha, de onde seguem por rodovia para a Região das Hortênsias – formada ainda por Gramado e Nova Petrópolis. Os novos voos serão operados em uma aeronave ATR 42500, com capacidade para receber até 45 passageiros.

A ideia, a curto prazo, é que sejam fechadas parcerias com as grandes companhias aéreas brasileiras (Azul, Gol e Latam Brasil), para contratos de compartilhamento de voos, permitindo que os turistas possam adquirir apenas um bilhete para seguir de seus destinos direto para Canela.

Além dos voos, Ângelo Sanches revelou que o processo de construção de um aeroporto internacional está mais adiantado do que se previa. O projeto, que envolve recursos de mais de R$ 185 milhões, está na fase de assinatura da escritura da área, próxima ao Parque do Saiqui e a oito quilômetros do Centro de Canela.

O novo equipamento, segundo Sanches, será um divisor de águas para o turismo da cidade, porque permitirá a chegada de voos com equipamentos maiores e do exterior.

O secretário de Turismo disse que já existe o interesse de grandes empresas do segmento, inclusive, estrangeiras para administrar o novo aeroporto. “O projeto é gigantesco e a pista (para pousos e decolagens) será maior do que o aeroporto de Porto Alegre”, pontuou Sanches. A pista do aeroporto Salgado Filho tem 3.200 metros, o que possibilita a operação de grandes aeronaves de passageiros e cargas, como o Boeing 747, 777 e Airbus A350. O equipamento poderá estar em funcionamento até meados de 2023.

O aeroporto colocará Canela definitivamente no mapa do turismo internacional, enfatizou Sanches, que revelou também a existência de estudos por parte de companhias aéreas internacionais que já estariam com radar direcionado para investir na Região das Hortênsias. Além dos voos de países mais próximos ao Rio Grande do Sul, a ideia será receber voos vindos de países da Europa.

Fábio Cardoso