Semob-JP avança na implantação de malha cicloviária e cidade ganha mais de 10 km de novas faixas para ciclistas

Destaque Paraíba

A malha cicloviária da Capital está em processo de ampliação, chegando em breve a 76 km. Isso será possível com a ampliação das ciclofaixas em bairros como Mangabeira, Castelo Branco, Bessa, Aeroclube e Jardim Oceania, onde cerca de 10,7 km de novas faixas para bicicletas estão sendo implantados. A pintura dos equipamentos e toda a sinalização necessária já estão sendo realizadas pela Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP).

Na região do Bessa, são 7,5 quilômetros adicionais. Destes, 1,9 km já estão concluídos na Rua Dr. Francisco de Assis Dantas (Aeroclube) e na Rua Poeta Luís Raimundo Batista de Carvalho (Jardim Oceania). Já estão em fase de acabamento outros 5,6 km nas avenidas Argemiro de Figueiredo (ciclofaixa preferencial) e Fernando Luís Henrique dos Santos.

Na região do Castelo Branco são 2,2 km. Do total, 1,2 km estarão na Avenida Castelo Branco, 1 km na Avenida Tito Silva (Miramar). As faixas interligam a Universidade Federal da Paraíba com avenidas como a Beira Rio e Epitácio Pessoa, aumentando a segurança de quem faz o trajeto e estimulando novos usuários. Já no bairro de Mangabeira, a Semob-JP finalizou as ciclofaixas das ruas Úlrico José de Magalhães e José Marcone Ramos da Silva, somando 1 km.

Revitalização – Outras duas faixas importantes estão recebendo nova pintura e sinalização, o que garante mais segurança para os ciclistas. São 3,7 km na Avenida João Cirylo, no Altiplano, e 1,2 km na Av. Flávio Ribeiro Coutinho, o chamado Retão de Manaíra. Além delas, foi feita a revitalização da faixa para ciclistas da Rua Professor João Deone Araújo.

A ampliação da malha cicloviária tem como objetivo o estímulo à prática esportiva e ao uso de transporte ativo para a mobilidade diária de pequenas ou médias distâncias. O uso da bicicleta, além de melhorar o condicionamento físico e a saúde, é um meio totalmente sustentável por não poluir o meio ambiente.

Secom João Pessoa