33º Sonho de Natal de Canela será realizado a partir de 22 de outubro com muitas novidades e segurança

Destaque Roteiros

Sonho de Natal está confirmado. Durante a live promovida pelo Turismo em Foco (@redacaoturismoemfoco), o secretário de Turismo de Canela (RS), Ângelo Sanches, confirmou a realização do Sonho de Natal, que começará no dia 22 de outubro e seguirá até 10 janeiro de 2021. Na quarta-feira passada, a prefeitura apresentou todos os protocolos de saúde para o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que contou com a consultoria de empresas especializadas e foram discutidos com empresários e a comunidade local.

O Sonho de Natal, que chegará à sua 33ª edição, tem sido encarada com um divisor de águas para a retomada dos eventos com participação popular. Durante o auge da pandemia do coronavírus, onde praticamente o mundo parou, foi dado início a uma série de avaliações e discussões sobre o futuro do turismo, mas, sobretudo, a retomada das atividades inerentes aos eventos de grande apelo popular, como o Sonho de Natal.

Sanches disse que todo o processo de elaboração do projeto do evento teve como princípio a necessidade de se reinventar e inovar pensando, essencialmente, na segurança dos turistas e dos moradores da cidade. “Estamos desde janeiro trabalhando o evento – antes mesmo da pandemia – e dialogando nesse tempo todo com o setor privado e a comunidade de Canela”, afirmou o secretário.

Dessas rodadas de conversas surgiram as regras a serem adotadas por meio dos protocolos exigidos pelos órgãos de saúde, a exemplo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesse sentido, foram construídas as bases do protocolo para cuidar da segurança e bem-estar de todos.

As principais atrações do Sonho de Natal deste ano serão: a descida do Papai Noel da Catedral de Pedra; a parada de carros alegóricos de todos os parques em funcionamento em Canela, com os seus respectivos personagens – serão duas paradas diárias -; e a decoração natalina da cidade, que já está em andamento, entre outros atrativos. Os shows de Natal (https://malaprontagramado.com.br/natal-luz/) serão todos por meio de lives, com a grade de programação a ser divulgada nos próximos dias.

Para garantir a segurança dos turistas e comunidade, Sanches disse que todos os detalhes foram pensados. Haverá uma bateria da Vigilância Sanitária, que irá medir a temperatura corporal das pessoas. A prefeitura fez um mapeamento das áreas onde poderão existir maior concentração de pessoas, instalando câmeras, que terão a função de controlar e evitar as aglomerações. Assim que for percebido sinais de aglomeração, uma equipe é comunicada e segue para orientar as pessoas para se afastar um pouco, obedecendo o distanciamento.

Sobre a decoração natalina, o secretário de Turismo disse que diariamente todo material será desinfectado por uma equipe da Secretaria de Turismo. Serão instalados totens com álcool em gel, que ficarão à disposição das pessoas em diversas localidades da cidade. E também está sendo instalado um sistema de som, que irá divulgar mensagens para que as pessoas se cuidem e sigam as normas de distanciamento e segurança para evitar a contaminação do coronavírus.

Hotelaria estará funcionando 100% de sua capacidade

De acordo com Sanches, a rede hoteleria, até outubro, deverá estar atendendo 100% de sua capacidade. Atualmente, seguindo os protocolos de segurança, os hotéis e pousadas estão atendendo apenas 50% da capacidade. “Deverá haver uma maior flexibilização, o que poderá permitir um aumento de oferta de vagas e deveremos retornar forte a partir de outubro com capacidade máxima”, enfatizou o secretário.

Sanches lembrou que Canela é detentora do Certificado de Segurança – Selo do Turismo Internacional (World Travel & Tourism Council). O WTTC é um fórum para a indústria de viagens e turismo, formado por membros da comunidade empresarial global e trabalha com governos para aumentar a conscientização sobre a indústria de viagens e turismo. Também é conhecido por ser o único fórum a representar o setor privado em todas as partes da indústria em todo o mundo.

 

Mais de 50 atrativos turísticos

Canela tem 52 atrativos turísticos e no final do ano ganhará mais um, esse internacional. Será o Skyglass Ferradura, uma atração que terá uma passarela de vidro suspensa sobre um vale, feita em aço e vidro. Por ela, os pedestres andam 35 metros por cima do vale, num visual de tirar o fôlego e de complementar a sensação de liberdade que a própria estrutura da obra proporcionará. O investimento também contará com um sistema suspenso com oito cadeiras, onde os visitantes terão uma sensação única passeando sobre o vale. O investimento é de R$ 30 milhões.

Fábio Cardoso