João Pessoa está apenas em 78º lugar no ranking das cidades com maior potencial de desenvolvimento

Destaque Paraíba

Na primeira semana de setembro, foi divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2020. O estudo, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, está na 6ª edição e mapeia todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. Nordeste não têm representante entre os 10 melhores cidades.

O Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sendo seis municípios entre os 10 mais bem colocados (em 2019 foram seis e, 2018, sete). Três municípios são da região Sul e um do Centro-Oeste, sendo que as regiões Norte e Palmas (TO) está na 32ª colocação no Ranking Geral e Recife (PE) na 15ª.

Na classificação por região, destacam-se: no Centro-Oeste, Brasília (DF) com a 1ª colocação no Ranking Connected Smart Cities; no Nordeste, Recife (PE); no Norte, Palmas (TO); no Sudeste: São Paulo (SP); e no Sul: Florianópolis (PR). Jaguariúna (SP) é o destaque das cidades entre 50 e 100 mil habitantes; de 100 a 500 mil: Vitória (ES); e acima de 500 mil habitantes: São Paulo (SP).

Cabedelo se destaca no item Segurança

Os dados apontaram que a Paraíba tem apenas João Pessoa no ranking entre as 100 cidades com maior potencial de desenvolvimento no país, das 673 municípios com mais de 50 mil habitantes. A capital paraibana está em 78º lugar nesse ranking, mas com avaliações que a colocam no ranking de apenas cinco dos 11 indicadores avaliados – Mobilidade urbana (92º); Tecnologia e Inovação (25º); Empreendedorismo (97º); Segurança (61º). Apenas os indicadores de Saúde colocam João Pessoa entre as 20 melhores avaliações (20º), com uma média de 4.174 pontos.

Campina Grande, a segunda maior cidade paraibana, também não tem dados animadores. Fora do ranking das 100 cidades com maior potencial de desenvolvimento, a cidade está entre os 100 municípios apenas em três indicadores: Tecnologia e Informação (63º); Saúde (49º); e Empreendedorismo (37º).

Cabedelo, apesar de ter somente boas avaliações em dois recortes, se destaca na Segurança, ficando em 7º no ranling nacional. No Empreendedorismo, a cidade portuária está em 77º no ranking.

A Paraíba não teve pontuação para colocar seus municípios entre os 100 melhores avaliados nos recortes de Urbanismo (Curitiba-PR, em 1º); Meio Ambiente (Santos-SP); Educação (São Caetano do Sul-SP); Governança (Balneário Camboriú-SC ); Economia (Barueri-SP).

Conceitos e novos indicadores

A partir da edição 2019, o Ranking incorporou conceitos e novos indicadores baseados na ISO 37122 -Sustainable Cities And Communities – Indicators For Smart Cities, mantendo-se como a melhor referência para comparação e análise de cidades inteligentes no Brasil. O resultado é apresentado em 4 frentes: geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.

O estudo é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, mesmos eixos temáticos do evento nacional Connected Smart Cities.

“Nesses seis anos de atuação, a Plataforma Connected Smart Cities vem desempenhando papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação, tendo como objetivo fundamental tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, principalmente no atual momento de pandemia da Covid-19”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

 

Destaques nacionais

O destaque no Ranking Geral 2020 foi para a cidade de São Paulo, que atingiu a primeira colocação. O segundo lugar ficou com Florianópolis (SC), seguida por Curitiba (PR), Campinas (SP) e Vitória (ES). Em sexta colocação está São Caetano do Sul (SP); seguida por Santos (SP); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); e Belo Horizonte (MG).

Além do título de cidade mais inteligente e conectada do Brasil, a capital paulista conquistou, ainda, a primeira colocação nas categorias: Região Sudeste; Cidades com mais de 500 mil habitantes; Tecnologia e Inovação; e Mobilidade e Acessibilidade. São Paulo ficou em segundo lugar nas Categorias Urbanismo e Empreendedorismo; 5º em Economia e 12ª colocação em Governança.

Fábio Cardoso, com assessoria