Prefeitura quer João Pessoa cada vez mais ‘verde’ e preservada

Destaque Paraíba

A cidade de João Pessoa está inserida no bioma Mata Atlântica. O território do Município tem uma cobertura vegetal de 30,67%, porcentagem considerada satisfatória para a qualidade de vida da população de uma capital, o que dá uma média de 47,11 m² de área verde por habitante.

Atenta à preservação do patrimônio ambiental da cidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vem desenvolvendo uma série de ações de manutenção e preservação das áreas verdes da cidade, a exemplo da Poda Programa, do plantio urbano e da distribuição de mudas de árvores nativas com a população.

 A cidade possui dez áreas verdes que  são consideradas prioritárias – são elas: 1) Mata do Buraquinho, 2) áreas verdes de Mangabeira e Jacarapé, 3) Sítio da Graça, 4) Desembocadura do Cuiá, 5) Horto Florestal e Rio Cabelo, 6)Sítio Betel e Timbó, 7) Baixo curso do Rio Gramame, 8) Médio curso do Rio Gramame, 9) Margem do Rio Mumbaba e 10) confluência dos rios Cuiá e Laranjeiras, totalizando 2.120,61 hectares.

Em todas essas áreas, os técnicos da Semam atuam com ações de fiscalização para prevenção de desmatamento, ações de educação ambiental onde há nascentes, replantio de mata ciliar, além de limpeza e retirada de resíduos, em parceria com Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Plantio urbano – Neste ano, os técnicos da Semam devem plantar e distribuir 16.757 novas árvores. Entre janeiro e primeira quinzena de março, antes da pandemia do novo coronavírus atingir a Paraíba, 1.200 mudas foram plantadas em áreas degradadas e distribuídas 487 mudas com a população. Setenta mudas de árvores foram plantadas em praças públicas da cidade, totalizando 1.757 plantios e distribuição antes da pandemia.

Em 2019, a Semam plantou e distribuiu 45 mil mudas de árvores nativas. Em 2018, foram plantadas 40 mil mudas. Em 2017, a Semam promoveu o plantio de 53.760 mudas de árvores nativas em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente, praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) e condomínios. No período 2013 a 2016, foram plantadas 123.427 mil mudas.

Nesse período de pandemia, o atendimento público, feito no Viveiro Municipal de Plantas Nativas, foi suspenso. Os técnicos estão aproveitando para reestruturar o espaço. Assim que for possível e as ações de distribuição de mudas de árvores forem retomadas, a população será informada nos canais de comunicação da PMJP. Para comunicar a Semam sobre a necessidade de poda e vistoria em árvores localizadas nas áreas urbanas, as pessoas podem ligar para 3246 1680, nas quartas e quintas-feiras, das 9h às 14h.

Secom João Pessoa