Semob-JP inicia ações educativas da Semana Nacional do Trânsito no Largo de Tambaú

Cotidiano

No primeiro dia em que se comemora a Semana Nacional do Trânsito, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizou na tarde desta sexta-feira (18) atividades educativas focadas no compartilhamento de espaço entre pedestre e o ciclista. A abertura do evento aconteceu no Largo de Tambaú, novo espaço de convivência inaugurado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Essas atividades realizadas pela Divisão de Educação para o Trânsito da Semob-JP tem o objetivo principal de orientar a população para o uso correto da calçada e da ciclofaixa fazendo o reordenamento dos espaços, evitando assim acidentes contribuindo para um trânsito mais seguro.

Foram colocados cavaletes no entorno da ciclofaixa com mensagens para o compartilhamento do espaço com atenção. São elas: Pedestre, não caminhe na ciclovia; esteja atento ao atravessar a ciclovia; Ciclista, ao circular na calçada, desmonte da bicicleta; esteja atento à sua volta, mantenha a velocidade adequada e utilize os equipamentos de segurança.

O superintendente de mobilidade urbana, Wallace Massini, disse que essa campanha vai ser permanente nas faixas compartilhadas distribuídas na cidade. “Essa é uma forma da Semob orientar sobre o novo espaço de convivência com respeito ao pedestre e o ciclista transitando de uma forma mais consciente”, ressaltou.

O ciclista Guilherme Henrique falou que todos os dias usa a ciclofaixa para pedalar na orla, sempre usando capacete e roupa apropriada. “Ficou muito legal esse espaço de lazer, pois tanto pode ser usada a bicicleta, patins, skate para se divertir e praticar esporte, mas sempre com cuidado para não atropelar o pedestre. Muito importante esse trabalho de conscientização da Semob”, declarou o estudante de arquitetura.

Já o administrador Renato dos Santos tem a caminhada como lazer e como prática de atividade física, e ressaltou a importância dessa campanha. “Essa campanha da Semob de compartilhamento é importante demais para que cada um conheça o seu lugar. O pedestre na calçada e a bicicleta, skate, patinete na faixa compartilhada”, explicou o morador de Água Fria.

Semana Nacional do Trânsito – A Semana Nacional de Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro e tem como tema principal “Perceba o risco, proteja a vida” que incentiva o comportamento seguro e responsável de toda a sociedade com o envolvimento dos órgãos de trânsito.

A programação vai continuar com ações na orla, na nova ciclofaixa da Avenida Castelo Branco, ações em faixas de pedestre na principal dos Bancários, e na faixa preferencial da Av. Gov. Antônio Mariz, em Quadramares.

Secom João Pessoa