134 mil trabalhadores estão em home office na Paraíba, segundo Dieese

Destaque Paraíba

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgou dados sobre as atividades de home office no Brasil e na Paraíba durante o período da pandemia do coronavírus. No Brasil, existem 81,4 milhões de pessoas ocupadas e desses trabalhadores, apenas 10% estão em home office, o que representa 8,4 milhões de pessoas. Na Paraíba, são 134 mil que estão em home office, do total de 1,2 milhão de ocupados, o que equivale a 11% da força de trabalho.

Na Paraíba, das pessoas que estão trabalhando em casa, 60% são homens e 40% mulheres; 50% são negros e outros 50% não negros; A maioria (77%) não têm ensino superior, porém, esse mesmo percentual é de pessoas que têm casa própria. A maioria (43%) também recebe mais de 3 salários mínimos de remuneração, enquanto que 4% apenas um salário mínimo.

No Brasil, mais mulheres (56%) estão em home office em relação aos homens (44%). Já em relação a cor, os não negros são maioria absoluta, com 66%, enquanto os negros representam 34% do total. Em relação a escolaridade, 74% possuem curso superior, enquanto 26% não. 32% recebem mais de 3 salários mínimos. Já 4% receberam até um salário mínimo.

Fonte: IBGE. Pnad Covid19. Brasil e Unidades da Federação – dados de julho de 2020. Elaboração: DIEESE.

Fábio Cardoso