Fórum de Turismo Vale dos Sertões da Paraíba anuncia Seminário para discutir criação da Rota Ciclística

Destaque Paraíba

O Fórum de Turismo Vale dos Sertões, que integra 9 municípios paraibanos (Água Branca, Ibiara, Matureia, Princesa Isabel, Pombal, Pedra Branca; Santa Luzia, Santana dos Garrotes, São Bento), promove em outubro – a data ainda será confirmada – o Seminário de Experiência em Rota de Ciclismo, que, assim como vem ocorrendo em todos os eventos no período da pandemia do coronavírus, será virtual.

O tema abordado é bastante pertinente, tendo em vista a prática do ciclismo – seja por esporte ou como atrativo turístico – ser bastante peculiar a todos os municípios. “O ciclismo já acontece em cada cidade”, afirmou a presidente do Fórum do Vale dos Sertões, Regina Amorim.

O objetivo do seminário, conforme a executiva, é fazer com que a população se sinta protagonista e esteja informada das ações de turismo na região. Na opinião dela, “todo desenvolvimento territorial começa pelo protagonismo local, fenômeno pelo qual os agentes locais se reconhecem como sujeitos do seu próprio destino, como atores locais.”

Projeto da Rota do Ciclismo

A exemplo da Rota de Ciclismo do Vale Europeu, a Rota de Ciclismo Vale dos Sertões terá uma estrutura feita para quem viaja de bicicleta. É uma tendência que tem evoluído na medida em que mais e mais ciclistas – sozinhos ou em grupos percorrem quilômetros, divididos em partes baixa e alta. A experiência da Rota de Ciclismo Vale dos Sertões atenderá ao ciclo turismo e às cicloviagens dentro do Brasil.

A rota percorrerá vários municípios, iniciando ou terminando em Santa Luzia, passando por: Água Branca, Ibiara, Pedra Branca, Matureia, Princesa Isabel, Santa dos Garrotes, Pombal e São Bento, reunindo, vários terrenos e vários níveis de dificuldades. É possível que a Rota de Ciclismo traga transformação turística local e regional.

Rotas de bicicletas trazem diversos benefícios, na medida em que fomenta o turismo sobre duas rodas, conecta pessoas de diferentes regiões do país e movimenta a economia local e regional.

Desenvolvimento do projeto

– Projeto de Lei que institui a Rota do Ciclismo Vale dos Sertões nos municípios que compõem a região turística do Vale dos Sertões;

– Levantamento de ruas e avenidas para identificar quais podem receber as bicicletas.

– Os mapas serão distribuídos gratuitamente pela prefeitura. Além disso, os trajetos também deverão ficar disponíveis na internet;

– A sinalização de toda ciclovia poderá ser feita por uma empresa patrocinadora a exemplo: Complexo Eólico de Santa Luzia;

– Mapeamento de pontos de paradas e incentivo à construção de pousadas e restaurantes por parte da iniciativa;

– Providenciar arte urbana para a entrada das cidades que sediam a rota do ciclismo;

– Definir um calendário do evento itinerante;

– Mapear toda a cadeia produtiva de ciclismo/bicicletas. (lojas de bicicletas, vestuário, calçados, acessórios); oficinas de bicicletas/pneus; meios de hospedagem; restaurante;

– Realizar um seminário online, para discutir os benefícios envolvidos no uso da bicicleta como meio de transporte cotidiano e para o turismo.

Fábio Cardoso