Aeroporto de Viracopos pode ser assumido pelo grupo Brazil Invest Airport; Concessionária nega

Aviação Cotidiano

Em recuperação judicial por conta de dívidas estimadas em R$ 2,88 bilhões, a ‘Aeroportos Brasil’, empresa que administra o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu uma proposta do grupo ‘Brazil Invest Airport’.

Liderada pelo empresário francês Christophe Maillol, a companhia informou à Justiça de São Paulo que está em “avançado estágio de negociação” com a concessionária, que administra o local desde 2012.
O grupo afirmou que conseguiu um financiamento de R$ 4,2 bilhões para aquisição do aeroporto e para o pagamento das dívidas anteriores. O plano prevê a construção de uma nova pista pouso, hotel e um shopping center.

O aeroporto de Viracopos é 6º maior do Brasil em número de passageiros e o 2º em volume de cargas. Aproximadamente 40% da carga aeroportuária importada ao país chega através dele.
Caso o trâmite aconteça, a ‘Brazil Invest Airpot’ terá o direito de explorar o aeroporto por 30 anos.

Negociação não avançou

A Triunfo Participações, entretanto, emitiu um comunicado oficial, declarando que determinadas condições da proposta do grupo Brazil Invest não foram cumpridas dentro de um prazo determinado, de forma que as negociações não serão concretizadas.

Veja a nota oficial:
“A TPI – Triunfo Participações e Investimentos SA, nos termos da Instrução CVM 358/02, conforme alterada, no que se refere a artigo publicado pelo UOL com o título (“Grupo negocia a compra da concessão de Viracopos, em SP”) esclarece que recebeu proposta de alienação de sua participação na Aeroporto Brasil SA, cuja aceitação da proposta pela Companhia estava vinculada ao cumprimento de determinadas condições em prazo determinado, que não se concretizou, prestando sem efeito, sem prejuízo de quaisquer novas negociações com o BIA. A Companhia manterá seus acionistas e o mercado informados sobre a evolução do assunto tratado neste Comunicado ao Mercado.”

Redação, com AeroIn