Programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade é lançado em João Pessoa com foco em pequenas empresas

Destaque Paraíba

Discutir quais os principais obstáculos enfrentados pelos empreendedores para que, assim, possam ser criadas políticas públicas que tornem o ambiente mais competitivo e sustentável. Nesta quinta-feira (24), foi lançado pelo governo federal, em João Pessoa, o programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, com a presença de representantes do Sebrae.  O evento também será realizado em Campina Grande, nesta sexta-feira (25), às 16h, quando contará com a participação do diretor técnico do Sebrae nacional, Bruno Quick.

Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME), Carlos da Costa, destacou que o governo federal irá trabalhar, a partir de agora, em três frentes para auxiliar o desenvolvimento dos pequenos negócios:

  • com a criação do sistema de Defesa do Empreendedor, que irá garantir a aplicação do que é previsto na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa;
  • com a criação do Sistema Nacional de Garantia a Crédito para as micro e pequenas empresas;
  • com a capacitação cada vez mais ostensiva desses empresários.

“A Paraíba é o primeiro estado em que viemos lançar o programa nesse pós-pandemia e isso se dá pela importância que acreditamos ter o estado nessa retomada. Vamos ouvir, mobilizar e divulgar o que está sendo feito para que juntos possamos avançar na retomada da economia do país”, disse. Durante o evento, foi apresentado também o aplicativo Mobiliza Brasil, disponível nas lojas Apple Store e Google Play, e que permite reunir sugestões da população com o intuito de organizar os dados que servirão de subsídios para elaboração de políticas públicas.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraíba, Marconi Medeiros, um dos diferenciais do programa é deixar claro que são as micro e pequenas empresas as grandes geradoras de renda do país. “O foco tem que ser nesses empresários para que eles possam aumentar a oferta de empregos, aumentar a oferta de renda e possamos retomar o crescimento do país”, disse.

Já o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou a necessidade da desburocratização dos processos para que as pequenas empresas possam, cada vez mais, gerar emprego e renda. “É um tema que passa pela responsabilidade de todos e que merece a atenção não só do governo federal, mas também das demais instituições”, destacou.

O programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade tem como objetivo disseminar iniciativas e programas para a remoção de obstáculos à produtividade e à competitividade, engajando atores locais para a plena implementação de melhores práticas. A iniciativa é do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), em parceria com os governos estaduais e o Sebrae.

Assessoria de Imprensa