Trilhas e passeios ecológicos marcam atrativos de Bertioga

Brasil Roteiros

A primeira cidade do Litoral Norte de São Paulo e a mais próxima da capital tem mais que belas praias para oferecer ao visitante. Diversidade rica, apresenta rios e cachoeiras que encantam os amantes da natureza. E do turismo de aventura.

Destacam-se as trilhas do já liberado Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB). Além do passeio em si, as trilhas dão acesso a atividades como rapel, rafting, trekking, tirolesa, observação de aves, expedições fotográficas – entre outras.

Para realizar as atividades, os visitantes devem agendar previamente os passeios com as associações. Das 12 trilhas em operação, a do Itaguaré é autoguiada e pode ser feita com ou sem a contratação de monitores. As demais exigem o acompanhamento de profissionais credenciados. Segue sinopse das principais trilhas e passeios, em Bertioga.

Trilha d’Água: Localizada no bairro Mangue Seco, prima pelo caráter educativo. Permite conhecer o processo de mudança da vegetação de Mata Atlântica preservada, passando pelo manguezal, restinga, mata paludosa, de encosta e ombrófila densa. Possui atrativos culturais, como a passagem pela linha do bondinho da Usina Itatinga e a ponte de ferro do Rio Guaxanduva. Acrescente-se a aventura da travessia de barco pelo Rio Itapanhaú, na ida e na volta. Extensão: 2.700 metros. Grau de dificuldade: médio. Duração do passeio: 3 horas, ida e volta.

Trilha da Torre 47: Próxima do centro, a trilha passa pela histórica Ponte da Banana e adentra em uma densa vegetação de mata atlântica e restinga. O trajeto passa por um linhão de energia até a torre de transmissão 47. E alcança a cachoeira que leva o mesmo nome da trilha. Lugar é ideal para rapel, trekking, observação de aves, fotografia da natureza e banho de rio. Extensão: 2.240 metros. Grau de dificuldade: médio. Duração estimada: 4 horas, ida e volta.

Trilha do Vale Verde: De fácil acesso, é excelente para crianças e pessoas da melhor idade. Atravessa áreas de restinga e de proteção ambiental do rio Itapanhaú, até chegar a um grande poço com uma pequena praia. Ideal para esportes náuticos, como boia cross e rafting, atividades de educação ambiental e lazer à beira do rio. Extensão: 2.500 metros. Grau de dificuldade: médio. Tempo estimado: 4 horas, ida e volta.

Trilha da Casa de Pedra do Rio Itapanhaú: Ao atravessar a pé ou de barco o rio Itapanhaú, encontra-se a histórica Casa de Pedra, com vasta área gramada ao seu redor. É ideal para camping e recreação. Ao lado da encosta da Serra do Mar e das águas claras e mansas do rio Itapanhaú, permite contato direto com a restinga alta e a prática de esportes náuticos, como boia cross, rafting e travessia de barco, além de opções de camping e lazer nas diversas piscinas naturais. Extensão: 500 metros. Grau de dificuldade: baixo. Tempo estimado: 1 hora, ida e volta.

Trilha do Véu da Noiva: Dá acesso à Cachoeira do Elefante, a maior da região. O percurso começa na Casa de Pedra, perpassa parte do rio Itapanhaú e leva a prainhas e poções para mergulho. Além da paisagem deslumbrante, é possível praticar atividades como trekking, rafting, canoagem, boia cross, rapel . Extensão: 1.750 metros. Grau de dificuldade: médio. Tempo estimado: 7 horas, ida e volta.

Trilha da Família Pinto: É a área de maior incidência de animais de médio e grande porte, como aves e répteis. Ótima para trekking, programas educacionais, fotografia da natureza e observação de aves. Extensão: 5 mil metros. Grau de dificuldade: médio. Tempo estimado: 6 horas, ida e volta.

Trilha da Garganta do Gigante: Trata-se de trilha esportiva de alto impacto e exige preparo físico para longos percursos. Passa por trechos alagados e por obstáculos naturais como vales e rios. A Garganta do Gigante fica a 300 metros de altitude. Lugar ideal para esportistas, aventureiros, observadores de aves e fotógrafos de natureza. Extensão: 18 mil metros. Grau de dificuldade: alto. Tempo estimado: 10 horas, ida e volta.

Trilha Ribeirão dos Monos: Atravessa vegetação densa, rios e lagos. Ideal para esportistas e aventureiros preparados, proporciona muita emoção e paisagens deslumbrantes. Propicia aos visitantes atividades como fotografia da natureza, observação de aves e opção de lazer no Rio Vermelho. Extensão: 4.600 metros. Grau de dificuldade: alto. Tempo estimado: 3 horas, ida e volta.

Trilha do Morro do Itaguá: Famosa pelo treinamento de aeromoças na selva. Ótima para estudo do meio e estudo de costões rochosos. Oferece linda vista do mar e das praias de Guaratuba e Boraceia. Extensão: 8 mil metros. Grau de dificuldade: alto. Tempo estimado: 10 horas, ida e volta.

Trilha do Guaratuba: É a mais visitada do Parque, cercada por riachos, poços, cachoeiras e pequenas praias naturais. O aventureiro pode encontrar grande diversidade de vegetação, como florestas paludosa, de restinga e submontana, além de animais nativos, cores e formas. Ótima para estudos do meio, atividades de educação ambiental, passeio, ciclismo, corridas e muito mais. Extensão: 4.140 metros. Grau de dificuldade: médio. Tempo estimado: 6 horas, ida e volta.

Trilha do Itatinga: Saída embarcada de Bertioga, pelos rios Itapanhaú e Itatinga. Caminho plano, com muita vegetação e rios que formam piscinas naturais. O trajeto dispõe de acampamento e café colonial no fim de tarde, em uma das fazendas da região. É possível se hospedar e vivenciar uma experiência gastronômica inusitada. O visitante pode ainda conhecer diversas trilhas de acesso aos rios e cachoeiras próximas. Extensão: 3 mil metros. Grau de dificuldade: baixo. Tempo estimado: 7 horas, ida e volta.

Trilha do Itaguaré: Pode ser autoguiada ou realizada com serviços de monitores. É composta de três trilhas – uma no acesso principal à praia, e outras duas se ramificam no decorrer da praia, com acesso à restinga, ao jundu e ao mangue. Ali já foram gravados diversos filmes e séries, além de ser a praia mais utilizada para estudos de campo de escolas e universidades. Extensão: 1.140 metros. Grau de dificuldade: médio. Tempo estimado: 3 horas, ida e volta.