Restaurant Week 2020 deve reunir 40 restaurantes de João Pessoa, Campina Grande, Conde, Cabedelo e Bananeiras

Destaque Paraíba

Foi lançado oficialmente no final da tarde desta quarta-feira (30) a edição 2020 do Restaurant Week. O evento foi um grande sucesso no ano passado, reunindo 24 restaurantes de João Pessoa – em 24 dias -, quando foram vendidos mais de 16 mil menus e arrecadado cerca de R$ 11 mil doados para a ONG Milagre do Sertão.

Para 2020, o desafio imposto pela pandemia do coronavírus será muito maior, mas, pela necessidade de se retomar o mais rápido possível a economia, parece que se criou um combustível para incentivar a participação de mais e novos equipamentos. O evento vai acontecer de 16 de outubro a 8 de novembro.

Segundo Marina Sá, da Cantaloupe (www.cantaloupe.com.br), realizadora do Restaurant Week – que é uma franquia e promove o evento em várias cidades brasileiras -, já são quase 30 restaurantes inscritos e a previsão é de que esse número chegue a 40. Há dois aspectos importantes nessa previsão, como a inclusão de equipamentos de Campina Grande, Bananeiras, Conde e Cabedelo.

O outro aspecto diz respeito ao fortalecimento do elo gastronômico na Paraíba. Com a interiorização do evento, será possível as pessoas, além de buscar novidades nos cardápios, fazer um tour dentro do Estado, visitando as cidades e conhecendo a cultura, o artesanato e os pontos turísticos delas.

O Restaurant Week, na opinião de Marina Sá, vem nesse momento de retomada da economia – que teve maior impacto no segmento de comida fora do lar -, e, sobretudo, irá encorajar os clientes a retornarem a rotina de almoçar ou jantar nos restaurantes preferidos, ou mesmo nos novos que estão surgindo. Todos os equipamentos estão adotando os protocolos de segurança sanitária, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sobre o evento deste ano, além da interiorização, os clientes também receberão o cardápio desenvolvido para o Restaurant Week em casa, online. Haverá um concurso para premiação dos melhores do festival nas categorias melhor prato, melhor entrada, melhor sobremesa, melhor chef, melhor atendimento.

Maria Sá explicou que o Prêmio Cantalouque terá um júri popular, com a votação acontecendo por meio de um QR Code e um júri com especialistas. O manual foi elaborado pelos organizadores e contou com a assessoria da Mônica Santos, que assina uma coluna de Gastronomia na revista Veja São Paulo (também online). A entrega dos troféus acontecerá na solenidade de encerramento do evento.

Parceria com a Uninassau cria o ‘estágio week’

Durante o lançamento do Restaurant Week, foi anunciada a parceria com a Faculdade Uninassau, com a criação de um programa de estágio para alunos de Gastronomia. Será o ‘estágio week’, que permitirá que os estudantes sejam o suporte de mão de obra qualificada e voluntária e, ao mesmo tempo, ganhem experiência no cotidiano de uma cozinha tradicional.

Na apresentação do projeto, no LS Hotel, em Manaíra, os convidados puderam fazer uma série de degustações de empresas parceiras. Degustaram a hamburgada e petiscos do Rei das Carnes e Unipão; empanadas La Cumparsita; cerveja Artesanal Voiller; vinhos Empório 5; drinks com café do Bar São Braz; e Doces Nicole Santos.

Restaurant Week é o maior festival de gastronomia do Brasil e acontece há 13 anos em 12 estados e no Distrito Federal. Em breve, mais informações e novidades no site https://restaurantweek.com.br/ ou nas redes sociais.

Presidente da PBGÁS reforça parceria com restaurantes

O diretor-presidente da PBGÁS, Jailson Galvão, destacou que o segmento dos restaurantes é bastante relevante para a companhia e está associado à vocação da gastronomia paraibana, que é reconhecida como referência nacional.

“Iniciativas como essas vem num esforço de cada instituição deve fazer para irmos retomando a atividade econômica e a PBGÁS, desde o inicio da pandemia, tomou medidas impactantes como a redução do preço do gás em 15,8%, o parcelamento de faturas e o apoio ao delivery solidário, que possibilitou a distribuição de quentinhas num momento delicado que vivenciamos. Isso tudo soma para a recuperação do setor com a segurança necessária e cumprimento das normas sanitárias para funcionários e os clientes dos restaurantes”, destacou Jailson.

Fábio Cardoso – Fotos: Igor do Ó