Plano de flexibilização autoriza volta às aulas, amplia horário de bares e abertura de Parques, em João Pessoa

Destaque Paraíba

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, na manhã desta sexta-feira (2), uma nova fase do Plano Estratégico de Flexibilização com a volta de novos setores às atividades. Seguindo o planejamento que prevê uma avaliação contínua do quadro da pandemia do Coronavírus, a Capital paraibana segue avançando com segurança no fortalecimento da retomada das atividades econômicas da cidade. A nova etapa inclui a possibilidade de retorno dos cursos, do Ensino Superior e do Ensino Médio seguindo protocolos, apresentações musicais, ampliação do horário de funcionamento dos restaurantes e volta das visitas ao Parque da Bica e Parque da Lagoa.

“Estamos fazendo uma retomada das atividades na Capital de forma segura e sem risco de nenhum retrocesso. Tudo está sendo pensado e pautado na Ciência, na análise dos dados e avaliações. Já passamos da fase mais difícil e toda a população tem nos ajudado bastante neste nosso trabalho para seguirmos preservando as vidas. E agora damos mais um passo, dialogando com setores, vendo as possibilidades e avançando em segurança”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

As novas medidas anunciadas nesta sexta respeitam as condições estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a flexibilização. Entre elas, a transmissão controlada, o sistema de saúde apto a manejar casos graves, controle de casos importados, medidas de prevenção estabelecidas nos locais de trabalho e o risco de novos surtos minimizados.

De acordo com as avaliações da Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com a flexibilização gradual conforme vem ocorrendo na cidade, de forma planejada e avaliada constantemente, o número de casos e de óbitos segue caindo.

A partir da próxima segunda-feira (5), os cursos como os de idiomas e informática, por exemplo, poderão voltar a funcionar com 50% da capacidade, assim como o Ensino Superior, que além dos 50% de capacidade, deve manter atividades virtuais para os alunos. O Ensino Médio volta, de forma escalonada na semana seguinte, a partir do dia 13, com os alunos do 3° ano. Na segunda-feira seguinte, dia 19, voltam os alunos do 2° ano e, na segunda-feira (26), voltam as turmas do 1° ano. Além de seguir a capacidade máxima de 50%, também deve seguir sendo ofertado o ensino remoto.

Também estão permitidas as apresentações musicais com até três músicos, mas em ambientes sem aglomeração e o retorno do transporte escolar seguindo novos protocolos. Para os bares e restaurantes, o novo decreto autoriza uma ampliação no horário de funcionamento, das 11h até a meia noite. A Prefeitura também volta a abrir o Parque da Lagoa a partir deste sábado (3) e do Parque da Bica com limitação da capacidade a partir do dia 15 de outubro.

Assim como estabelecido nos decretos anteriores, todos devem respeitar as chamadas ‘regras de ouro’, como o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento entre as pessoas. A PMJP também orienta o hábito de lavar as mãos sempre que possível, e procurar orientação se tiver algum sintoma através do 3218-9214. A partir deste novo decreto, o Hospital Santa Isabel volta a realizar cirurgias eletivas e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também voltam a realizar seus atendimentos normais. No entanto, todas estas unidades seguem recebendo pacientes Covid em alas separadas.

Secom João Pessoa