Governo do estado lançará Observatório do Turismo do Tocantins

Brasil

A existência de dados e estudos relacionados ao turismo é uma das bases primordiais para o planejamento do setor público e o investimento do setor privado. Nesse sentido, o Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), lançará, no próximo dia 6 de outubro, às 10h, o Observatório de Turismo do Tocantins.

O plataforma foi elaborada a partir das melhores práticas nacionais e internacionais de observatórios do setor. A iniciativa tem como objetivo sistematizar o retrato da economia do turismo da região, dividido por segmentos ou atividades.

O Observatório poderá ser acessado por meio de um site, aonde são encontradas todas as funcionalidades como estudos, boletins, notícias e informações relativas ao turismo do Tocantins, assim como ao turismo do Brasil e do mundo.

Os indicadores utilizados trazem informações sobre o impacto econômico e social da atividade no Estado: demanda turística, oferta turística, gestão turística, economia do turismo e produtos turísticos.

“Implantar o Observatório aqui no Tocantins é uma grande conquista. Sabemos que todo investimento precisa de dados para ser efetivado. No setor de turismo não é diferente. Então, teremos, de forma transparente e gratuita acesso às pesquisas e estudos. A gestão Mauro Carlesse acredita e investe cada vez mais no potencial turístico do nosso Estado”, destacou Tom Lyra, presidente da Adetuc.

O lançamento ocorrerá através de videoconferência e, na ocasião, serão apresentados os dados do turismo de 2019 e os dados preliminares de impacto da Covid-19 nas atividades turísticas.

O Observatório

O Observatório do Turismo tem por finalidade a criação de uma base sólida de informações para o monitoramento estratégico e sistemático da atividade turística no Estado do Tocantins. Os dados são coletados por meio de instituições públicas e privadas. O site será alimentado constantemente para que esteja sempre atualizado.

Serviço:
Lançamento dia 6 de outubro às 10:00
Link GOOGLE MEET: https://meet.google.com/eka-zknh-vwj 

Assessoria de Imprensa