Abav-PB, UFPB e Sebrae fazem visita técnica na região do Brejo da Paraíba

Destaque Paraíba

A região do Brejo da Paraíba é um tesouro que está sendo lapidado para se tornar um dos principais destinos turísticos do Estado, mas, por enquanto, a grande maioria dos turistas ‘garimpeiros” tem chegado do Rio Grande do Norte. Neste final de semana, estivemos em Alagoa Grande, Areia e Bananeiras a convite da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem), UFPB, por meio do Curso de Turismo, e Sebrae-PB.

A visita fez parte de um processo de avaliação dos equipamentos turísticos das três cidades, para se entender o seu funcionamento, a prestação de serviços, analisando itens como hospitalidade, infraestrutura, atendimento, marketing, entre outros, para, no final do trabalho, se ter uma ideia de como vem sendo desenvolvida a atividade turística, buscando melhorias e aperfeiçoamento, inclusive, correção de alguns possíveis erros.

Segundo Breno Mesquita, presidente da Abav-PB, esse trabalho de campo é uma segunda etapa para aproximar a oferta turística diversificada que existe atualmente na Paraíba, em especial, na região do Brejo. Além de ajudar na retomada das atividades pós-pandemia do Coronavírus, a proposta é colocar esses roteiros nas prateleiras das agências de viagem para que os paraibanos possam conhecer as imensas belezas naturais e uma série de atrativos que até então parece ser de conhecimento de pessoas de outros estados, a exemplo do Rio Grande do Norte.

A programação da visita dos equipamentos das três cidades partiu do próprio interesse dos proprietários. Foi aberto um período de inscrições, onde 19 empresas se inscreveram para participar e receber a equipe de João Pessoa. O grupo foi formado – com 10 pessoas – por representantes do curso de Turismo da UFPB, do Sebrae e da Abav. O Turismo em Foco também acompanhou o roteiro.

Seguindo o roteiro estabelecido pelos organizadores, foram visitados equipamentos como sorveteria, engenhos da cachaça, pousadas, hotéis, restaurantes e prestadores de serviços.

Em Alagoa Grande, apesar de ter pontos históricos emblemáticos para a Paraíba, a exemplo do Museu Jackson do Pandeiro (natural da cidade) e o Teatro Santa Ignêz, construído em 1905 – terceiro mais antigo da Paraíba e ainda hoje mantém as suas características originais -, ainda peca pela falta de estabelecimentos comerciais que permitam uma parada durante um percurso em direção a Areia.

Em Areia, pelo que sentimos, a cidade pulsa turismo 24 horas. É difícil formatar um roteiro de apenas um final de semana, pela variedade de atrações, que vão desde os engenhos de cachaça, da mais tradicional a mais artesanal, que se tornaram parques de entretenimento, a exemplo do Engenho da Triunfo e o Engenho Turmalina da Serra, esse a grande surpresa do roteiro que fizemos e que certamente será mais um diferencial na atividade turística da cidade.

Os equipamentos hoteleiros de Areia também surpreenderam. A maioria atende perfeitamente desde o público mais despojado até aqueles que preferem algo mais sofisticado – falando de equipamento instalado no interior do Estado. A gastronomia também é outro diferencial da cidade, com várias opções de cardápio, que vão desde a cozinha regional até a internacional, com preços variados, mas nada acima do normal.

Bananeiras foi a nossa terceira e última parada. A cidade, das três, é a mais conhecida e parece ter melhor estrutura nos quesitos analisados durante as visitas. A gastronomia é de excelência, igualmente com temperos regionais e internacionais. A cidade, pelo fato da explosão da construção de condomínios residenciais, aponta um desenvolvimento mais acelerado, abrindo o leque de opções de entretenimento, utilizando a natureza como o seu maior aliado. Não faltam opções nesse item.

Preferimos não citar detalhes ou fazer avaliações mais específicas sobre esse ou aquele empreendimento, para não cometer injustiças. Ao longo da semana, porém, iremos divulgar alguns roteiros, citando as opções e destacando o diferencial de cada um. E olha que tem muita coisa para falar e para se visitar.

Os equipamentos visitados foram: Sorveteria Delícia, Pousada Rural Vaca Brava, Restaurante Rural Vó Maria, Pousada Villa Real, Pousada do Rancho Nova Vida, Cafeteria e Lanchonete Casa D’Talha, Super Trilhas, Aventuras da Serra, Divino Casarão Restaurante, Engenho Goiamunduba/Cachaça Rainha, Engenho Turmalina da Serra/Ateliê Malu Miranda, Casa de Ana, Aconcheg’art Pousada, Artesanato A Talha, Engenho Várzea do Coaty/Restaurante Casa de Farinha, Hotel Fazenda Triunfo, Bica dos Cocos, Terraço Lisboa, La Fomeria Santos.

Fábio Cardoso