Ministério vai mapear disponibilidade de internet pública gratuita em destinos estratégicos incluindo João Pessoa, Conde e Cabedelo

Destaque Paraíba

 

O Ministério do Turismo tem buscado auxiliar na transformação digital dos municípios que integram as 30 rotas estratégicas do Programa Investe Turismo. Para isso, está iniciando um mapeamento inédito que será desenvolvido para verificar a disponibilidade de internet pública gratuita (Wi-Fi) em atrativos das 158 cidades contempladas pelo Programa Investe Turismo, voltado à estruturação e à promoção dos roteiros.

O Ministério do Turismo elencou 30 Rotas por Macrorregião, das quais 4 no Centro-Oeste; 7 no Norte; 10 no Nordeste; 5 no Sudeste e 4 no Sul. Na Paraíba, serão contempladas três cidades: João Pessoa (Costa das Piscinas), Conde (Costas das Piscinas) e Cabedelo (Costas das Piscinas).

Nos próximos dias, gestores dos municípios envolvidos receberão um questionário eletrônico, que permitirá a coleta de informações sobre o nível de desenvolvimento tecnológico local. Os dados vão ajudar a nortear futuras ações e investimentos do governo federal para proporcionar avanços na digitalização de localidades que ainda não oferecem livre acesso à rede.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, estimula a participação no processo. “É um passo importante ao posicionamento do Brasil na retomada e um diferencial na escolha de destinos por visitantes. A participação dos gestores é fundamental para permitir que o turismo brasileiro alcance todo o seu potencial e contribua para a superação da crise gerada pela pandemia”, justifica o ministro.

O desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes segue uma tendência mundial do setor, baseada na transformação digital de cidades como forma de reforçar a atração de visitantes e investimentos. Os gestores públicos municipais terão prazo de duas semanas, a partir do recebimento do questionário, para respondê-lo e submeter os dados ao Ministério do Turismo.

Investe Turismo

Desenvolvido pelo MTur, o Sebrae e a Embratur, o Programa busca aumentar a qualidade de serviços na área e a competitividade das rotas atendidas, com foco na geração de empregos por micro e pequenas empresas. As ações envolvem investimentos, incentivos a novos negócios, acesso a crédito, inovação e marketing, entre outras iniciativas. CONSULTE A LISTA DE ROTAS E MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS

Redação com Ministério do Turismo – Foto: PBTur