Uma cidade com oportunidades para todos

Brasil

A cidade que você mora, mesmo pequena, através da iniciativa privada, pode gerar oportunidades de negócios, geração de emprego e renda para 100% da população de jovens e adultos, em idade de trabalhar.

Não tenho dúvidas!
É preciso estímulo ao empreendedorismo, sair do modelo de clientelismo e dos interesses pessoais, para uma mudança que valorize o coletivo. Isso é uma tendência, que já vem acontecendo em muitos países, no cenário econômico atual.

Século XXI é o século do empreendedorismo colaborativo. Por isso, é prioridade ter projetos inovadores e competitivos, que favoreçam novos negócios, novas formas de fazer negócios. Essa deve ser a grande saída para os municípios e as regiões, embora ainda não faça parte da visão de futuro, de muitos candidatos a prefeito, do Brasil.

É preciso ver a cultura, como negócios criativos e sustentáveis, que agregam experiência e valor aos produtos e serviços. Podemos falar dos profissionais da música, das artes cênicas, das artes virtuais, do artesanato. Esses talentos engrandecem qualquer negócio, do lugar onde se vive.

Mas, para isso acontecer, é preciso acabar com o discurso comum dos políticos, de oferecer o básico. Também é necessário investir em tecnologia para toda a população, desde a qualificação à gestão de negócios criativos.

É comum algumas pessoas distorcerem o diálogo, imparcial, simplesmente por ignorância e por não saber o verdadeiro papel de um gestor público municipal. Preocupante perceber isso.

Os gestores públicos, na sua grande maioria, não estão comprometidos com projetos que garantem mais oportunidades de negócios, para a população da sua cidade. Porque dar algo, em troca da dignidade do cidadão, virou um vício, uma armadilha para aqueles que vendem seu voto, por um favor, que não vai mudar a sua vida.

É visível a prática comum, de alguns gestores municipais, que não efetuam as compras governamentais na sua própria cidade e compram em outros municípios.

Sabemos que as compras governamentais realizadas no seu município, contribuem para movimentar a economia local, gerar emprego e renda. Por que a comunidade e a iniciativa privada aceitam passivamente?

E por que as pessoas também aceitam os serviços públicos, de péssima qualidade?

Talvez porque não sabem que a Constituição Federal garante aos cidadãos no Art. 6º, os “direitos sociais: a educação, a saúde, o trabalho, a alimentação, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados”. Portanto, um dever da gestão pública.

É por isso que há eleições. Para escolher o nosso melhor representante, que saiba gerenciar os recursos públicos em benefício da comunidade, sem corrupção e sem autoritarismo ou tirania.

Você não nasceu para ter uma vida miserável. Você é cidadão e merece as melhores oportunidades para ser um vencedor e realizar seus sonhos.

Portanto, muito cuidado com as promessas. Candidato que só governa para quem pensa igual a ele, é um péssimo perfil de governante. Cuidado!

As eleições municipais de 2020, determinarão o futuro de cada município, para os próximos quatro anos. Você sonha com uma cidade onde há oportunidades para todos?

Eu sonho, e acredito que essa é uma alternativa que garante erradicar o analfabetismo e a pobreza. Porque enquanto não tivermos preocupados com o “cuidar do outro”, exercitando a colaboração e o bem coletivo, não estaremos construindo conexões e redes de inteligência coletiva, que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Por isso é fundamental que cada eleitor vote consciente e pense um pouco, como poderá estar contribuindo, através do voto, para uma cidade, com oportunidades para toda a população.

Regina Medeiros Amorim
Pós graduada em Gestão e Marketing do Turismo.
Mestre em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável.
Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE PB.