Aumenta número de integrações no transporte coletivo de João Pessoa com o fim da integração física no Terminal do Varadouro

Paraíba

Desde a retomada da operação do transporte público da capital, no dia 6 de julho, o modelo para fazer integração nos coletivos mudou para melhor. Agora, os passageiros podem integrar em qualquer parada da cidade, tornando a experiência de quem anda de ônibus mais simples. Com a mudança no modelo de integração, somente no mês passado, foram registradas 425.012 integrações. Este número corresponde a mais do que o dobro do percentual histórico de integrações dos passageiros transportados por mês antes da pandemia.

Hoje, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) o percentual de integrações realizadas é de 16,5% dos passageiros transportados. No mês passado, o Sintur-JP registrou mais de 2 milhões e 580 mil passageiros transportados nos coletivos. Comparando os números de setembro de 2020 com o mesmo período do ano passado, mesmo com uma queda de 55% no número de passageiros transportados, o percentual de integrações subiu de 6,9% para 16,5%.

Para o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior Moreira, os números comprovam que a alteração no modelo de integração foi bastante positiva: “Estamos medindo mensalmente os dados e já observamos um crescimento expressivo. No mês de agosto, por exemplo, registramos 350.248 integrações e em setembro este número aumentou em quase 75 mil. A partir do momento em que os passageiros tomaram conhecimento e passaram a entender as vantagens do atual modelo de integração, tudo ficou mais fácil”, disse.

Segundo Moreira, o tempo mínimo para fazer integração é de 80 minutos e existem apenas três situações em que não é possível integrar. A primeira é pegando duas linhas circulares (as que estão em operação são 1500, 5100, 3200, 2300, 1510, 5110 e 1001), a segunda exceção são as linhas que têm o mesmo terminal de bairro e a terceira é tentando utilizar a mesma linha para ir e voltar de um local. O diretor institucional do Sintur-JP destaca que a integração é possível para todos os passageiros que já possuem o Passe Legal.

O cartão de bilhetagem eletrônica que dá acesso aos ônibus oferece inúmeras vantagens para os passageiros do transporte coletivo. Com o Passe Legal a passagem é R$ 0,15 mais barata; o embarque fica mais rápido; não há o contato com o operador que acontece quando o pagamento é feito em dinheiro, o que contribui para prevenção ao novo coronavírus; o passageiro não precisa se preocupar em andar com dinheiro e com sua segurança ao ter que abrir a carteira dentro do coletivo; e ainda existe a comodidade de recarregar o cartão pelo site passelegal.com.br, com a opção de pagar em cartão de crédito ou boleto bancário.

Assessoria de Imprensa