Azul está monitorando economia da Paraíba para investir em voos nos aeroportos de Patos e Cajazeiras

Aviação Destaque

O secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente da Paraíba, Deusdete Queiroga, confirmou que o Governo do Estado encaminhou um diagnóstico econômico das cidades de Patos, Sousa, Cajazeiras e Monteiro para a diretoria da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. As informações foram solicitadas pela própria companhia aérea, que estaria desenvolvendo um planejamento para iniciar operações utilizando os aeroportos de Patos e Cajazeiras, no Sertão paraibano.

Apesar do secretário afirmar que não existem tratativas com a Azul para futuras operações, apenas contatos informais, ele acredita que o trabalho que o Governo tem promovido na melhoria dos aeródromos paraibanos está sendo monitorado pelas companhias aéreas, que estariam propensas a investir na malha aérea regional. A Azul, por exemplo, iniciará voos do Recife para as cidades pernambucanas de Serra Talhada e Caruaru a partir do dia 11 de novembro.

No dia 11 de agosto deste ano, a Azul lançou em solenidade realizada em Jundiaí, interior de São Paulo, a Azul Conecta, a nova subsidiária da companhia que irá interiorizar sua malha aérea utilizando aeronaves adquiridas da empresa TwoFlex. O objetivo é desenvolver a aviação sub-regional no Brasil, alcançando cidades e comunidades menores e conectando as regiões à malha de voos domésticos e internacionais.

Azul Conecta é composta por 17 aeronaves modelo Cesna Gran Caravan, um turboélice regional monomotor com capacidade para até nove assentos. Dos 17 aviões, três são exclusivamente cargueiros e vão contribuir para a expansão da Azul Cargo Express, que pode levar cargas a cidades que não são atendidas por voos regulares da empresa.

Patos ganhará um novo aeroporto

Deusdete Queiroga lembrou que o Governo do Estado lançou no dia 1º de outubro o edital de licitação para a realização das obras de melhoria do aeroporto de Patos. O projeto de construção do equipamento está orçado em R$ 35,8 milhões, e terá a contrapartida de R$ 10 milhões do Governo para a execução.

Segundo o secretário, o terminal aeroviário do município tem potencial para operar com cerca de 100 mil passageiros e deve aumentar sua capacidade de voos após a conclusão das obras. A obra já foi autorizada pelo Ministério da Infraestrutura em 1º de julho desde ano.

O secretário disse ainda, que o Governo aposta no potencial econômico do eixo Cajazeiras-Sousa-Patos-Monteiro para incentivar o investimento das companhias aéreas em uma nova rota regional, a partir dos aeroportos de João Pessoa (Castro Pinto) e Campina Grande (João Suassuna). Somadas a população das quatro cidades, são 272.264 pessoas residentes, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Fábio Cardoso