Aberto processo seletivo para 30 vagas de condutor de turismo em espaços culturais

Paraíba

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT /PB, por meio da Gerência Executiva de Educação Profissional – GEEP, publicou no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (20), edital para a abertura de inscrições de Processo Seletivo de Primeira Experiência Profissional, pelo Programa Primeira Chance. Estão sendo oferecidas 30 vagas para condutor de Turismo em espaços culturais locais museus, órgãos vinculados à Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

As vagas são destinadas a alunos egressos da Rede Estadual Técnica dos cursos de (Design de Móveis, Eventos, Vendas e Manutenção e suporte em Informática) de educação básica da Paraíba, para primeira experiência profissional na Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em conjunto e orientados pela equipe do Programa Estadual Primeira Chance. Os estudantes deverão ser maiores de 18 anos até 24 anos, que concluíram o ensino médio entre 2016 e 2019 nas escolas técnicas (ECIT e EPT).

No tocante às habilidades almejadas, os candidatos deverão ter conhecimento básico de Informática; Preenchimento de Informações em meio digital e de formulários na Internet e na Intranet; Capacidade de redigir e sintetizar informações; Atendimento ao público; Simpatia e capacidade de resposta rápida. Todas as atividades serão presenciais, devendo os estudantes exercer suas atividades por 4 horas, no período matutino ou vespertino, de terça-feira a domingo.

As inscrições para o processo seletivo serão gratuitas. Para proceder à sua inscrição e concorrer às vagas, o candidato deverá preencher Formulário Online, disponível no site: https://linktr.ee/programaprimeirachance. 

A bolsa do egresso será ofertada pela Fundação de amparo e apoio à pesquisa (Fapesq) que é vinculada a Secretaria de Educação da Ciência e da Tecnologia; Para os inscritos, o valor será de R$ 1 mil mensal para 24h semanais, esse valor o egresso é responsável pelo seu deslocamento, por tanto o valor de transporte.

Ao Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais caberá realizar o primeiro atendimento ao visitante (estudante, pesquisador, e/ou público em geral) que visitar presencialmente o Museu, informando como será a visita Guiada e como está disposto todo o acervo das peças Artesanais; Realizar visitas presenciais guiadas com os clientes/turistas pelas salas do Museu explicando cada tipologia artesanal e também fornecendo os dados dos mestres e artesãos envolvidos; Explicar as normas de visitação e os protocolos a serem observados durante a visita; Atender esporadicamente por telefone e redes sociais o cliente/turista que deseje informações sobre o Museu; Alimentar esporadicamente planilhas e relatórios sobre o Museu e sobre o acervo; Participar de reuniões internas com os demais monitores objetivando harmonia e melhor desempenho no trabalho.

Fábio Cardoso