68% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos meses, mostra pesquisa

Aviação Brasil

Mesmo diante das incertezas relacionadas a pandemia de Covid-19, a MelhorCambio.com, marketplace que une pessoas interessadas em comprar moedas estrangeiras e casas de câmbio, identificou que há uma disposição de seus leitores a voltar a viajar ainda neste ano. Pesquisa realizada com 2.147 pessoas mostrou que 68% estão dispostas a retomar as viagens nos próximos meses. 

A retomada tende a ser mais forte a partir de abril de 2021, com 37,5% das respostas. Dos leitores, 15,6% estão dispostos a voltar às estradas e aos aeroportos a partir de janeiro; e 14,9% já no próximo mês. O levantamento também revela que 78,7%% pretendem viajar a lazer; 12,6% para estudar e apenas 8,6% a trabalho.

Segundo Alexandre Monteiro, sócio da startup e responsável pela pesquisa, com a flexibilização das medidas sanitárias sendo adotadas em diversas regiões do Brasil e com o crescimento do número de países abertos para brasileiros, muitas pessoas já começam a fazer planos para o futuro. Além disso, ele também acredita que o período de confinamento imposto pela pandemia se mostrou uma excelente oportunidade para planejar a ida a novos destinos e economizar no roteiro. A seguir, ele dá algumas dicas para os viajantes:

Planejamento é essencial
Pensar em alguns aspectos da viagem com meses de antecedência é uma das melhores formas de economizar. Decida o local de destino com calma e comece a pesquisar preços das passagens aéreas. “Quanto mais longe o dia da compra estiver do dia do embarque, maiores são as chances de conseguir um bom preço”, afirma Alexandre. Além disso, pesquise na internet as opções de hotéis e liste quais atrações você pretende visitar no local.

Guarde dinheiro

Se você conseguiu já ter um panorama do lugar onde vai e quais passeios deseja fazer, fica bem mais fácil guardar dinheiro para a viagem. Quem pretende viajar para fora do país, precisa separar um pouquinho, todo mês, para a compra da moeda estrangeira. Além disso, vale reservar uma parte do dinheiro para pagar possíveis despesas que tiver no cartão de crédito durante o período que estiver fora.

Fique atento ao noticiário

Os fatos relacionados à economia têm extrema ligação com a cotação das moedas. Eleições para presidente, intervenção na economia de um país, queda do preço de algum item específico (como petróleo)… tudo isso é interpretado como bom ou ruim por importadores, investidores, governo, especuladores, entre outros agentes que estão envolvidos com o uso constante do dólar. Isso faz com que a moeda fique mais valorizada ou desvalorizada, de acordo com a notícia do dia. O cenário político do Brasil e dos Estados Unidos também influencia muito. Por isso, procure acompanhar como está o momento atual da política no país americano, quais os movimentos que o governo de lá (e o daqui) estão seguindo etc.

Compre moeda aos poucos

Comprar moeda constantemente e antecipadamente faz com que você vá juntando tudo de forma tranquila, organizada e sem desespero. Não compre apenas na véspera, nem deixe para comprar outro dia acreditando que o preço vai melhorar. É aí que mora o perigo! Procure comprar de pouquinho em pouquinho, sempre em intervalos regulares. Procure comprar de pouquinho em pouquinho, sempre em intervalos regulares. Assim você evita ficar refém das oscilações de câmbio. “A recomendação é que você compre um pouco por mês porque, nessa frequência, sempre vai haver um momento de queda perfeito para a compra”, ressalta. Outra dica é utilizar a ferramenta de alerta do MelhorCambio.com, que avisa o usuário quando a moeda atingir a taxa que deseja.

Notícias do Mercado Comunicação Corporativa