Sebrae-PB, Banco do Nordeste e empresários começam a formatar roteiros turísticos em Mataraca

Destaque Paraíba

O Sebrae da Paraíba, em parceria com o Banco do Nordeste, por meio de seus agentes de desenvolvimento, está formatando novos roteiros turísticos no interior e litoral paraibano. Para isso, tem realizado uma série de reuniões com empresários e representantes do poder público local. Na quarta-feira (22), aconteceu uma reunião no Centro Cultural de Mataraca, cidade ao Norte do Estado, que fica a pouco mais de 60 km de João Pessoa.

Durante a reunião, foram discutidas ações que possam ser desenvolvidas para criar um ambiente que atenda às expectativas dos turistas, sem deixar de lado os próprios moradores da cidade. Nesse sentido, foram elencados o que todos podem fazer juntos, como a criação de uma Rota de Ciclismo Vale dos Ventos e Campeonato de Surf, ainda em 2020.

Foram elencados também a realização dos Festivais de Caiaque Potiguar e Gastronômico. Na pauta ainda entraram a Feira de Negócios de Turismo, realização de fampress com jornalistas paraibanos, e um famtur com as principais agências de viagens do eixo João Pessoa / Campina Grande.

Também está sendo amadurecida uma série de ações de capacitação, com a realização de cursos diversos, como de Gestão de Barracas de Praia, Manipulação de Alimentos, Atendimento do Público. Biossegurança, Gastronomia Regional, Gestão Financeira e Marketing Digital.

De acordo com Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, cada curso terá 12 horas de duração e será acompanhado de consultoria individual de duas horas em cada empreendimento que aderir ao projeto.

Na opinião dela, a reunião trouxe à luz uma “agenda desafiadora, mas possível de ser realizada”. O próximo encontro será no dia 28 de outubro, das 18h às 19h, desta vez, por meio do Google Meet.

Fábio Cardoso